Decoração kitsch e papel contact

Semanas atrás eu entrei na minha cozinha e decidi que queria dar uma mudada no armário que fica em baixo da pia (ele era toda do branco). Acho que já deu pra perceber e como vocês puderam notar aqui, visual clean quando se trata de decoração, não é muito a minha praia. Eu gosto de cores, mistura de estampas e mais pra mim é sempre mais, e conforme você vai pesquisando e criando, sempre tem um estilo que a gente acaba se identificando mais, né?

No meu caso eu descobri que é o Kitsch que, até tempos atrás, eu nem sabia o que era. Achava que era só um estilo menos mais exagerado e isso tem nome sim. Vocês sabem o que significa o termo Kitsch?

Segundo o wikipédia, kitsch [quitch] “é um termo de origem alemã de significado e aplicação controversos. Usualmente é empregado nos estudos de estética para designar uma categoria de objetos vulgares, baratos, de mau gosto, sentimentais, que copiam referências da cultura erudita sem critério e sem atingirem o nível de qualidade de seus modelos, e que se destinam ao consumo de massa. Embora o kitsch apresente a si mesmo como “profundo”, “artístico”, “importante” ou “emocionante”, raramente estes qualificativos são adquiridos por características intrínsecas ao objeto, antes derivam de associações externas que seu público estabelece. É uma expressão essencialmente figurativa, sendo difícil detectá-lo nas artes abstratas, pois depende de um conteúdo narrativo para exercer seu efeito.”

Um exemplo de decoração kitsch que todo mundo conhece é a casa de A Grande Família que passava na Globo, existem muitas referências, mas a mais emblemática é o jarro de suco em formato de abacaxi, lembram? (aliás, eu tenho um desses) e acho que esse tipo de decoração dá um toque de amor ao lar bem interessante, no Pinterest eu tenho um painel só com esse tema, deem uma olhada:

Siga o painel Kitsch de Juliana no Pinterest.

Eu comprei alguns rolos de papel contact e no domingo resolvi colocar a mão na massa. Achei que daria mais trabalho do que eu imaginava, mas pra minha sorte foi bem mais simples, o papel contact não é tão absolutamente fácil de aplicar mas nada que com paciência e cuidado você não acerte, esse tipo de trabalho também não pode ter pressa por mais que você esteja ansiosa pelo resultado, pra isso eu precisei de:

– uma tesoura
– uma trena
– lápis
– uma espátula de aplicar papéis adesivos
– papel contact, sendo que um rolo tem 45cmx25cm, então eu comprei 2 rolos

Eu não fotografei como estava antes (sorry!) e também não fiz tantas fotos do passo a passo (eu sou muito lesa com essas coisas), mas fotografei os rolos pra vocês verem como vem:

11280375_1596822530595614_1659701520_n

E o resultado final:

11325350_456731527823002_387624991_n

*Detalhe a Amélie que saiu junto na foto pra deixar a cozinha ainda mais linda. Percebam: tem adesivo de azulejo, (muitos) imãs na geladeira, puxa saco de joaninha e agora o armário customizado que ficou com um toque bem vintage (outro estilo que eu amo). Eu amei o resultado, é incrível como papel contact dá uma transformada imensa no ambiente e o melhor de tudo: é super barato. Eu ainda estou com esse rolo de poá azul com bolinhas pretas, ainda não o usei mas já estou com muitas ideias.

2 comentários Comentário

  1. Elisa

    Ju, ficou muito legal essa estampa! Também fiz a mesma coisa na cômoda das meninas, pq depois do trabalhão que tive pra pintar, a Cecília foi lá e largou a caneta nas gavetas!
    Fica lindo personalizado!

    Responder
  2. Eu acho muito lindo esse papel na decoração, sim eu a lembro na grande família tinha mesmo, como não ser esquecer daquela jarra de suco, eu sempre achei tão lindinha! Ficou muito bonito o resultado final.
    Ps: adorei a foto da Amélie<3
    Beijão,
    http://www.dosedeilusao.com

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *