Dia Mundial do Veganismo

Não ia deixar esse dia passar em branco aqui no blog porque foi uma das melhores decisões da minha vida. Sempre que falo em veganismo, eu lembro em primeiro lugar desse vídeo porque me identifico TOTALMENTE com ele e fico feliz por fazer parte dessa revolução:

Ser vegano não é fazer dieta, veganismo não está só relacionado apenas a comida, vai muito, muito mais além… Vou aproveitar esse post pra deixar algumas das milhões informações importantes sobre esse assunto:

Vegetarianos e Veganos. Quais as diferenças? Essa tabela feita pelo Vista-se ilustra de uma forma bem simplificada isso, mas é só pesquisar no Google pra ter mais informações detalhadas:

Piadinhas, tirações de sarro e chacotas com quem é vegano: Não, não é engraçado. Rimos por educação, mas a vontade mesmo é de dar as costas e sair andando. Eu já fiz isso anos atrás, não vou negar, mas só quando se coloca no lugar do outro é que a gente percebe que não tem graça nenhuma. Tem quem não aceita essas piadas e aí retruca e aí gera discussão e aí os veganos são rotulados de chatos. É de cada um, sabe? Eu realmente não ligo, de verdade, mas também não acho graça alguma.

Questionamentos. São milhões e garanto que pra todos eles há pelo menos uma resposta boa, o que mais se ouve é a famigerada pergunta: “mas e as proteínas?” como se por um momento todo mundo fosse o expert em nutrição, este vídeo é um dos montes que existem no Youtube respondendo especificamente a esse tema e desde já adianto que não se encontra proteína só na carne:

Sobre conselhos/comentários/achismos. Dispenso. De verdade, dispenso forte. Tirando é claro que se em algum momento eu solicitei a opinião sobre, aí ok. E digo o porquê: Geralmente essas coisas quase sempre vem disfarçadas de arrogância e isso sim me incomoda bastante. E em tão poucos meses nesse meu processo pro veganismo eu já ouvi umas merdas bem cabulosas, mas por sorte, tenho 100% do apoio das pessoas mais importantes da minha vida. Então, hoje em dia funciona assim: se eu não perguntei, eu também dispenso o “eu só acho que…” 

Veganismo não é impossível. Veganismo é uma escolha individual, mas que te faz pensar no próximo, você pode não querer pra você ou não concordar, mas tem que respeitar e acredite: não procuramos conselhos dos outros (principalmente de quem não é). Só o respeitinho mesmo.

Sempre é bom procurar um nutricionista, inclusive quem come carne também. Deficiência de vitamina não está necessariamente ligada ao não comer carne, leite ou derivados, na verdade tudo é questão de adequação da alimentação pra comer certo, viver bem e isso é totalmente diferente. Existem pessoas que possuem deficiência de alguma vitamina, que são anêmicas (e nem sabem) mesmo comendo carne, ovos e leite, então dizer que vegano não come bem ou que não é saudável, não é nem argumento e isso já foi mais do que provado.

Ser vegano é caro? Nunca!!! Falo por mim, estamos economizando muito mais no mercado do que quando eu consumia carne. Sim, o paladar melhora e tanto fisicamente como mentalmente, me sinto muito bem, já disse isso aqui. Cortei definitivamente o leite, troquei pelo vegetal e sabe o que aconteceu? Nunca mais tive rinite alérgica.

Teste em animais, roupas de couro ou qualquer outra coisa que seja de origem animal: as vezes é muito difícil escolher um produto livre de crueldade, ou seja, que não tenha nada de origem animal ou que não seja testado em animais… Hoje em dia já existem diversas empresas que estão se conscientizando disso, mas muitas ainda não deixam isso claro em seus rótulos, com o tempo você vai aprendendo a identificar melhor isso.

Quer saber mais a respeito? Esse post do Veganize indica 13 documentários sobre o veganismo que são esclarecedores, principalmente porque alguns mostram sem rodeios, de como é o processo cruel de abate dos animais pra carne chegar ao seu prato. E não só a carne, mas leite e ovos também. Eu já assisti alguns deles, mas não todos, alguns são realmente pesados porque a verdade nua e crua é jogada na sua cara.

Essa foi a minha contribuição para o dia de hoje que acho que pelo menos vale uma reflexão.

“Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos. Nós nos sentimos melhores com nós mesmos e melhores com os animais, sabendo que não estamos contribuindo para o sofrimento deles.” – Paul McCartney

Juliana Esgalha Post por