Interlaken, Grindelwald, Lauterbrunnen: Suíça

Suíça – Interlaken, Grindelwald, Lauterbrunnen

Antes de mais nada eu pensei em escrever um post de boas vindas à 2012 e blábláblá, mas como eu já tinha postado uma mensagem anteriormente, achei que ficaria frescura demais. Nhá… Espero que todos tenham passado por uma ótima virada de ano e que 2012 seja repleto de coisas boas à todos… E por falar em coisas boas, começarei o ano falando de uma das coisas que eu mais amo: VIAGENS! Nossa viagem de Outubro/Novembro ainda tem muita coisa pra contar, muito chão pra percorrer e espero terminar tudo até no máximo final de janeiro. Então força na peruca, aperta o play e vamos lá…

Enquanto estivemos na Suíça, um dos nossos possíveis passeios seria ir até Jungfraujoch – mais conhecido como o Topo da Europa (e o mais alto de todos, por isso o nome, duh!) e aonde tem neve o ano inteiro. Quando soubemos do preço pra chegar até lá quase caímos pra trás: 270 euros. Por pessoa! Se a Suíça fosse o ultimo país do nosso roteiro de viagem, até que ok… Era um caso a se pensar, mas ainda tínhamos Alemanha, Praga e mais uma semana inteira em Londres pela frente.

Até que no albergue de Berna conhecemos o Sandro, o amigo carioca que mora aqui em São Paulo e que mencionei no post de Berna. Ele nos disse que tinha visto o preço de Jungfraujoch e que também tinha achado caro demais (Sandro já tinha passado por Amsterdam, Bruxelas, França, Alemanha e da Suíça ainda desceria pra Itália, ufa!), mas que havia outros passeios mais acessíveis com lugares muito legais pra conhecer, o primeiro e mais conhecido deles foi Interlaken e no outro dia, saímos bem cedo de Berna e fomos pra lá de trem.


Sandro, eu e Rick


Durante o caminho…


As outras duas cidades mostradas nessas fotos – Grindelwald e Lauterbrunnen são tão pequeninas que eu diria que mais se parecem com vilarejos, Interlaken também é assim. São lugares que na época do inverno com certeza há uma grande procura principalmente porque a cidade é especialmente preparada pra isso e também porque não fica longe dos Alpes Suíços.


Parece com Valfenda, não é?


Cemitério


Grindelwald foi um dos lugares que eu mais gostei, na mesma rua onde fica o comércio um pouco mais pra frente você consegue avistar parte dos Alpes e uma cachorreira maravilhosa, descobrimos inclusive que dava pra subir até a cachoeira e avistar a cidade (ou vila) por de trás dela, foi algo incrível, a subida foi íngreme, cautelosa, escorregadia, mas foi super divertido e valeu cada segundo de esforço porque o resultado foi esse:


Subida pra cachoeira…


Túnel que passa por baixo das pedras.


A vista… E que vista!!!!!


Bem atrás da cachoeira…


Antes da subida, tomando um fôlego básico…


Depois fomos pra Grindelwald e o cheiro absurdamente maravilhoso de chocolate que tem nessa vila é contagiante até pra quem não é fã de chocolates, entramos inclusive em um Chocolate Shop que meu Deus…. Aquilo sim era a visão completa do paraíso, depois fomos até Lauterbrunnen onde almoçamos em um lugar… Como posso dizer? Tipicamente suíço e deveras aconchegante. Não fomos até o Topo de Europa, mas conhecemos lugares tão incríveis quanto, a ponto de você ficar imaginando como é que a vida passa pras pessoas que moram alí…


Literalmente só tinha nós 3 na estação… cri cri cri


Estando na Suíça, mais precisamente em Berna, Interlaken, Grindelwald, Lauterbrunnen são lugares que eu recomendo conhecer e se tiver com uma boa grana vá para Jungfraujoch também, porque mesmo sem conhecer sei que o passeio é incrível. Próxima parada: Munique, Alemanha!

Juliana Esgalha Post por