Livros que já li em 2015

Todo final de ano eu apelo pro clichezão de criar algumas metas pro próximo ano, é verdade que algumas delas eu acabo não conseguindo cumprir e acredito que com todo o mortal seja assim, mas geralmente as metas na verdade são aquelas coisas que, basicamente, você não cumpriu no ano anterior então você empurra pro ano seguinte porque acho que sempre rola aquele sentimento de culpa + uma motivação de que agora vai.

Uma das metas que tinha criado para 2015 era ler mas livros, pelo menos um por mês e quem sabe – se não fosse me cobrar muito – aumentar esse numero. Uma coisa que fiz dessa vez foi: não pegar livros com histórias absurdamente longas. Veja bem, não são livros finos, mas livros que são mais de 3 volumes e dependendo do autor escolhido, você corre um grande risco dele não continuar a história – já me ferrei tanto com isso. Tem também o fator que eu sempre acabo dando uma pausa na história quando termino o volume de algum livro e parto pra outro, faço isso pra não ficar apegada num “mundo” só e pra principalmente não desanimar com o hábito da leitura, por isso que preferi não pegar livros que sejam mais de 3 volumes. Ler tem que ser um prazer, nunca uma obrigação. Geralmente eu escrevo resenhas dos livros que leio aqui no blog, mas não são com todos que faço isso (acho que já deu pra perceber), acho que é pra não ficar mais do mesmo assunto, mas me surpreendi quando parei hoje pra contar quantos livros já li esse ano e fiquei feliz com a contagem de 8.

livross

É claro que muita gente lê e já leu muito mais que isso só neste ano, mas eu não gosto de me comparar com o “muita gente” – essa minha meta é pessoal, isso não se trata de quantidade, mas sim que consigo manter uma linha continua de leituras + tempo. Uma coisa que tenho feito bastante é ler resenhas e procurar títulos no Skoob (me segue lá), alí tem resenhas com opiniões muito boas, também gosto de ler alguns blogs sobre livros, mas o Skoob é uma ótima ferramenta porque há várias resenhas de um mesmo livro num lugar só, então fica tudo mais prático.

Essa semana terminei de ler o Diário de Helga e vou começar a ler O Dia do Curinga de Jostein Gaarder, o mesmo autor de O Mundo de Sofia, ganhei de presente de uma amiga e sobre o que li dele é um livro pra você ler devagar e aproveitar cada reflexão com a abordagem filosófica que ele oferece. Acho que vou gostar.

Esse aqui são os 8 livros que já li em 2015:

– O Lado Bom da Vida
– A Lista de Brett
– Depois de Auschwitz
– Princesa
– As Filhas da Princesa
– Inverno na Manhã
– Os Três
– O Diário de Helga

E você, está lendo o quê?

Juliana Esgalha Post por