Receita: Pão de “queijo” vegano

Gostem ou não, daqui pra frente todas receitas que aparecem neste blog serão VEGANAS e pelos motivos óbvios que não preciso explicar. Quem diz que vegano tem opções muito restritas do que comer, não sabe o que está falando e não sabe principalmente das descobertas maravilhosas que se tem quando se adota o veganismo pra vida. A gente descobre coisas novas, sabores e ideias. Semana atrás eu ganhei um livro maravilhoso da Lia com mais de 150 receitas, TODAS VEGANAS:

Já fiz algumas receitas do livro que além de deliciosas são super fáceis e ontem a Luciana me passou uma receita de pão de beijo, mais conhecida como pão de “queijo” vegano. Eu já estava com a ideia de fazer, mas a Lu (que é mineira e não vegana) passou pra mim e eu fiquei morrendo de vontade quando ela ainda me disse que ficava uma delícia, ou seja, se uma MINEIRA disse que o pão de queijo vegano fica super gostoso, então pode confiar.

Vamos a receita:

INGREDIENTES
– 5 ou 6 mandioquinhas (conhecida também como batata baroa) médias
– 4 xícaras de chá de polvilho doce
– 1 xícara de chá de polvilho azedo
– 1 xícara de chá de óleo de coco bem quente (pode substituir por azeite extravirgem de oliva)
– 1 xícara e 1/2 de chá de água bem quente

Sal a gosto.

MODO DE PREPARO
Cozinhe a mandioquinha e, depois, amasse bem para formar um purê. Misture esse purê com os polvilhos e o sal. Acrescente aos poucos o óleo e continue misturando. Por último, acrescente a água. Misture tudo até conseguir uma massa homogênea. Faça bolinhas pequenas com as mãos (a massa não gruda nas mãos). Preaqueça o forno e asse em forno baixo/médio (aproximadamente 180º) por mais ou menos 40 minutos.

O resultado é um pão crocante por fora e macio por dentro, sabor MELHOR que pão de queijo:

Ficou muito gostoso, porém, numa próxima eu vou fazer algumas adaptações: colocar menos óleo de coco ou testar com azeite, mas menos que uma xícara, o sabor do óleo de coco sobressai um pouquinho. Ao invés de 4 xícaras do polvilho doce e 1 do azedo eu faria 2/2. É o azedo que dá aquele saborzinho mais marcante ao pão de queijo, veremos como será na próxima. Mas o melhor de tudo, além de gostoso, é essa receita ser zero crueldade animal: nada de leite, ovos e queijo. Temperinhos secos casam muito bem. Inhame e batata doce no lugar da mandioquinha também deve ficar bom. Ótimo acompanhamento pra um café da manhã/tarde ou pra receber as visitas.

0 comentários Comentário

Adicione um comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *