Vamos falar um pouquinho de magia e bruxaria, hoje que é sexta feira 13?
Para nós que somos praticantes da bruxaria (sim gente, hoje me denomino como bruxa com muito orgulho!! – e ainda vou escrever como tudo começou mas isso fica pra um outro post), a sexta feira 13 é um dia de celebração de magia e muito poder, então eu vim falar disso pra deixar cair um pouquinho por terra todos os mitos e superstições que cercam essa data por centenas de anos e que ainda, infelizmente, perduram para alguns até os dias de hoje.
A internet, ainda bem, é canal de desmitificação muito eficaz para quebrar esse tipo de preconceito – a sexta feira 13 não é uma data amaldiçoada, gato preto não dá azar e sinto em lhe dizer, mas o que traz azar é você mesmo pra sua vida com suas atitudes e escolhas e não uma data tão mágica e poderosa como essa.
A sexta feira 13 para as bruxas é um momento de fortalecer nossos rituais e honrar nossa ancestralidade. Os rituais sobretudo de elevação, renovação, banimentos e amor próprio são muito bons de fazer neste dia pois ficam ainda mais poderosos. É uma data mágica e perfeita para afastar energias negativas e atrair as positivas, deixando para trás hábitos ruins e tudo aquilo que não nos cabe mais, seja pessoas ou coisas.
Na magia, o numero 13 é considerado sagrado. Isso porque representa a transformação e ciclos completos, pois são as 13 fases lunares em 1 ano conectando o numero à Deusa e à Magia Lunar. É um dia de PODER – ótimo para aguçar a nossa intuição e expansão espiritual. O numero 13 combinado a sexta feira – Dia de Vênus – A Deusa da fertilidade é incrível para rituais de amor próprio, beleza e harmonia. Outro ponto importante para as bruxas e esse eu gosto bastante, é a combinação do numero 13 na soma dos números 1 + 3 = 4. O numero 4 é um numero místico do equilíbrio que representa os 4 elementos da natureza: terra, fogo, água e ar.
Mas por que essa data é considerada de azar?
Eu não gosto envolver religião nas coisas que eu escrevo, mas a gente tem que ir aonde tudo começou e como se espalhou. Há diversas superstições e mitos, é claro, um deles é que na mitologia nórdica, a Deusa Frigga foi demonizada quando o cristianismo se espalhou pela Europa, pois acreditava-se que ela se encontrava com mais 12 bruxas todas as sextas feiras e isso era considerado magia negra e pacto com o diabo pelos cristãos.
Outro mito criado pela igreja da sexta 13 e que também ganhou uma fama ruim foi com a queda dos cavaleiros templários. Eles foram presos numa sexta feira 13 em meados de 1300. Ora, ora vejam como era muito fácil culpar terceiros naquela época em nome de uma doutrinação, não é mesmo?
Mas a mentira que mais me irrita profundamente é a de que gato preto dá azar. E a cor preta era associada às trevas, a magia negra e ao “diabo”, então dava sentido a uma superstição de que cruzar com um gato preto numa sexta-feira 13 era um tremendo sinal de azar, pois acreditava-se que gatos pretos eram as bruxas que se transformavam em animais (ahahaha! minha nossa). O responsável por essa patifaria de demonizar gatos pretos foi o Papa Gregório IX em meados de 1200, ele afirmava que pessoas que tinham gatos eram verdadeiros bruxos e principalmente – os gatos pretos que eram a cor do mal, condenando assim até os gatos naquela época, aliás algo que ainda perdura até hoje viu, tanto que ONGS evitam ao máximo doarem gatos pretos nesse dia.
Que ritual eu posso fazer nesse dia?
– Acenda uma vela branca e faça uma pequena meditação para conectar com seu eu interior, lembre-se que hoje é um dia que nossa intuição e espiritualidade está muito mais aguçada.
– Banho de sálvia, arruda e alecrim é perfeito para limpeza energética e banimentos, assim como escrever num papel tudo aquilo que você não quer mais para a sua vida e queimar esse papel com uma vela preta, acredite em mim: é bem poderoso. Depois você pode descartar as cinzas em água corrente ou no próprio lixo mesmo.
– Defumação com canela, louro e manjericão é perfeito para atrair boa sorte e prosperidade.
Mas acredito que em primeiro lugar é, acima de tudo, se livrar de qualquer preconceito ou superstição besta em relação a essa data e ter em mente que nós – e somente nós – somos os próprios responsáveis pelas consequências e escolhas da nossa vida e não é uma data que demonizaram por séculos em nome de uma doutrina ou cruzar com algum gato preto que vai te dar azar.
Deixe um comentário