Andes: Portillo – Chile
Do mar para as montanhas. Tudo começou quando primeiro íamos fazer um passeio para o Vale Nevado que é bem mais perto de Santiago e na última hora mudamos e optamos por Portillo de tão bem que falaram de lá. Portillo é mais longe, e acima dos 3.300 metros do nível do mar que segundo o guia, nós íamos até um Hotel de lá, aonde podia-se ver e visitar um lago (o Lago Del Inca) maravilhoso, cujo lugar tem todo uma lenda deveras curiosa.
Saindo de Santiago aos poucos tanto a paisagem como o clima vão nitidamente mudando, passamos por muitos vinhedos e fomos cada vez mais entrando para o meio das Cordilheiras, gente acreditem: em foto é uma coisa, mas estando pessoalmente lá é outra sensação. Fizemos uma parada, passamos pela aduana que pega uma estrada que vai para Argentina e a partir daquele ponto o guia nos avisou que seriam muitas curvas (no total de 30) e muuuuuitas subidas… Em seguida deu uma risadinha do tipo “vai começar o rock roll”.
Reparem na estrada cheia de curvas abaixo, dá medo
Essa tal subida cheia de curvas eu não vou negar: dá um cagaço enorme e me questionei por duas vezes aonde fui amarrar meu burro, principalmente porque a cada curva dava pra se sentir cada vez mais cercado pelas cordilheiras e coisas como estradas e veículos iam ficando cada vez mais minúsculos se comparados ao tamanho absurdo de tudo aquilo…
Com uma pequena esticada de pescoço pela janela do ônibus era possível ver TUDO lá em baixo e em muitos pedaços de tão estreitos que eram o motorista tinha que parar e manobrar pra fazer a curva, nessa hora não tem como deixar de pensar: “se despencarmos lá em baixo, mamãe terá trabalho pra achar meus pedacinhos depois” AHAUAUHAUHAHUAU tudo isso é claro que cada vez mais ALTO, mais FRIO ficava… Saímos de Santiago com 30 graus e chegamos lá com 3 míseros graus apenas, acompanhados de uma chuva bem fina e gelada, mas foi o “chegamos” que eu vi que o passeio valeu a pena:
Lago Del Inca
Nossa parada foi no Sky Resort Portillo, muito conhecido e procurado no inverno por gente do mundo inteiro. Neve? Não, não tive contato com nenhuma por assim dizer justamente pela época do ano, mas vi algumas cordilheiras ao longe bem branquinhas. Em seguida, almoçaríamos ali, faríamos uma horinha e depois voltaríamos para Santiago, andei por todo o Hotel que por dentro, pelo menos para mim, achei super parecido com o hotel do filme O Iluminado ehehehe…
Uma São Bernardo que mora lá e ficamos super amigas…
E quando subimos para a parte de cima e saímos para o lado fora, eu me dei conta do quão longe eu estava de casa:
Essa piscina, na época de alta temporada tem a àgua aquecida, que bom, néam?
Na hora lembrei daquela cena do filme A Praia quando Richard (Leonardo di Caprio) encontra aquela praia maravilhosa e começa a tocar a música Porcelain do Moby, eu tive essa mesma sensação quando visitei o Stonehenge na Inglaterra e é algo inexplicável pra se colocar em palavras, só estando lá pra sentir:
O Lago Del Inca é maravilhoso, lindo, perfeito! Super entendi quando a guia disse que apesar de mais longe, era um passeio muito mais bonito e que valia à pena, a água é de um azul bem forte cuja superfície parece um espelho gigante e tudo isso somados com a paz e quietude que o lugar em volta transmite você fica com cara de bobo olhando pra tudo. É de cair o queixo.
Em Portillo também, infelizmente, conheci o que é um “Mal da Montanha” e por conta da altitude eu senti muita falta de ar, palpitação, cabeça e corpo extremamente pesados e acreditem: é uma sensação bem desagradável de sentir e fiquei chateada comigo mesma por isso, tanto que no almoço eu só consegui tomar um prato de sopa e parecia que eu tinha comido 3 quilos de feijoada, mas apesar desse por menor é um passeio que super valeu à pena, mesmo com os cagaços de medo na estrada, mesmo com as faltas de ar por culpa do mal da montanha…
Fiquei depois imaginando tudo aquilo com neve – deve ser no mínimo, inesquecível. Com certeza é um lugar que eu gostaria muito de voltar no inverno, mas pra encarar tudo eu tomaria uns gorós antes com certeza, #ficadica!
#Aloka no meio do frio!
Dica: Se você pensa em fazer um passeio como esse e tem Vale Nevado como uma opção mais próxima eu digo que vale a pena gastar mais algumas horas da viagem e ir para Portillo. E não importa a época do ano porque é um lugar lindo com ou sem neve, e SIM, leve blusas bem quentinhas porque lá É frio em qualquer época também.
Mais no Flickr.
Carol diz
Ju! To amando mto seus posts do Chile, to sempre vindo aqui mas acabo ñ comentando 😛
Eu fiz o passei pro Vale Nevado tbm nessa época do ano. Achei lindo, fazia um calor pavoroso lá emcima rs. Mas achei demais Portillo! Eu ñ fui e tbm nem tinha a opção pq fechamos o pacote aqui mesmo 🙁
To encantada, q lago incrível! Qdo voltar (pq pretendo um dia rs) com certeza vou visitar!
Beijocas!!!
Douglas Costa diz
Não li ainda! Vou ler, mas como diz aquele ditado, uma imagem vale por mil palavras.
#quixocaido belíssimo, inveja master
Nanda diz
Que lindo!!! Quero conhecer =)
Prix diz
Ju, estou super indecisa sobre o destino das minhas férias. Com os seus posts, estou ficando LOUCA.
Quero conhecer o Chile.
Que lago divino, hein? Esse azul é pra morrer. :O
Kellen diz
Maravilhoso!
bj
Tina diz
Oi Juliana!
Lindas fotos, lindas mesmo.Parabéns! Aproveite bastante.
beijo grande,
Denise diz
Ahhh que lugar maravilhoso!! Vou anotar aqui, quando for ao Chile, com certeza irei pra lá 😀
Lulu on the Sky® diz
Nossa que viagem sensacional hein Ju! To amando as fotos.
Big Beijos
Silvia 'Sam' Cássivi diz
Sou doida pra fazer viagens assim…só que sozinha é cruel e não conheço ninguém que queira :/
Até mais
Micha Descontrolada diz
uau…me apaixonei pelo lago…e as cordilheiras ao fundo com um pouco de neve? ameiiiiiiiiiiiii
realmente, vale a pena encarar a estrada (mas tive medo só de ver na foto). uiiiiiiiiiii
/(,”)\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_…………….
Morena diz
Tem coisas que realmente só estando lá para sentir!
Mas já achei essas fotos INCRÍVEEEEIS!!!
Quero ir!
coloquei na lista!
Os seus posts estão uma delicia!!!
Beijos saltitantes
Boa semana
Scheyla diz
UAU!! Que estrada!! hehe
E mais ainda, que lindo esse lago, que paisagem .. vale a pena o mal da montanha, o medinho na estrada e tudo mais né? Pra um visual incrível desses depois.. Fiquei com mais vontade ainda de conhecer o Chile 🙂
bjus
Lelinha diz
Eu ri da loca no meio do frio. HAHAHAHA..
Cara, esse lago é maravilhoso de olhar por foto, eu nem imagino como é estando lá. Aff..
Lindas as fotos, continuo babando!!!
Beijinho
Camila diz
Nossa!!! Já fui uma vez ao chile, e fui para portillo na temporada de neve… Quando olhei nem acreditei que é o mesmo lugar, é muito diferente! Mesmo assim, é um passeio ótimo de se fazer!! Na temporada de neve, esse hotel é lotadasso, não dá nem pra andar direito, por que todo mundo está se preparando para esquiar, o que aliás, é uma delícia!!
Adooooro seu blog! Beijos :*
valeska diz
Juliana, achei o seu blog na internet e me interessei pelo post de PORTILLO.. estou indo para Santiago no carnaval e um dos passeios previstos é para portillo.. tenho algumas duvidas: é possivel fazer o trajeto de carro, a estrada é segura ou vc não recomendaria ir dirigindo para la? Mesmo no verão vc viu alguem com correntes nos pneus ou alguma possibilidade de neve na pista? E os preços do hotel para refeição são muito caros? Agradeço as respostas! Valeska valeska_pivatto@hotmail.com