Berna – Suíça
Zurique é a maior cidade da Suíça, mas a capital mesmo do país é Berna – a primeira cidade da Suíça que conhecemos. Mentalizem o nosso trajeto louco: Saímos de Roma super cedo, pegamos um trem até Milão e de Milão com um prazo de 15 minutos corremos feito dois loucos pro trem que nos levou pra Berna e que por sinal ficava do outro lado da estação (a estação de Milão é gigantesca).
Saindo da Itália e chegando à Suiça, durante o caminho, a paisagem muda completamente – isso é uma das coisas mais gostosas de se viajar de trem pela Europa, ainda mais quando se está com um IPod nos ouvidos e ainda consegue sentar na janelinha… Durante o caminho consegui ver dois veadinhos (mãe e filhote) correndo pra dentro da Floresta, é aquele tipo de registro que você não precisa de uma câmera na mão e prefere guardar a imagem só pra si, dentro da mente.
Enfim… Com mais ou menos 3 horas de viagem depois – chegamos a Berna e que por sinal, lá já estava MUITO mais frio que na Itália. Acomodamos nossas coisas no albergue e fomos dar uma volta pela cidade.
Berna é mais uma cidade Patrimônio Cultural da UNESCO graças ao seu patrimônio medieval urbano. Berna é mesmo uma cidade medieval, seu idioma oficial é o alemão e a cidade é incrivelmente LINDA.
Fundada em 1191 pelo duque Bertoldo V que, de acordo com a lenda que pesquisei, a cidade teve esse nome após ele ter dançado o lalala, (Bär em alemão) – uma loucura (?). Berna também foi a cidade aonde viveu ninguém menos que Albert Einstein, e inclusive, foi lá que ele desenvolveu a sua teoria da relatividade.
Casa de Albert Einstein, tá vendo ele alí na janelinha? mmeheheh
Passear por Berna é uma delícia. Margeando rio Aar você consegue conhecer uma boa parte da cidade e na margem do rio há um anexo com vários ursos. Isso mesmo… Ursos!
Berna é uma cidade cara pra se comer e até o Mc Donald’s de lá é caro – gastamos 23 euros em um dia que estava tudo fechado (menos o mc) e que eu paguei praticamente chorando, mas foi lá que acabei comprando um casaco lindo e quentinho por um preço bem amygho. O albergue que ficamos é excelente, foi o Glocke Backpackers, aliás, um dos que eu mais gostei… Tudo muito bem organizado, desde cozinha, banheiros e na sala principalmente, porque é aonde você acaba conhecendo a galera de vários cantos do mundo e todos os quartos têm armários com trava pra você poder guardar seus pertences com segurança.
Lá no albergue também conhecemos o Sandro – um carioca muito gente boa que trabalha aqui em São Paulo e que acabou virando nosso amigo, ele aparecerá nas próximas cidades da Suíça junto com o a gente!
No domingo quando ainda estávamos em Berna a cidade acordou e permaneceu vazia durante o dia inteiro. Tudo fechado, inclusive, boa parte dos restaurantes… Foi aí que alugamos bicicletas (detalhe – as primeiras 4 horas são de graça e dica: escolham as bicicletas elétricas) e fomos pedalar por Berna…
Pedalamos por quase toda a cidade, inclusive nos bairros residenciais com casas absurdamente maravilhosas, até que encontramos um lugar aberto: O zoológico da cidade! E como já estávamos lá, sacomé né… Fomos visitar – o que foi uma ideia muito legal, uma vez que, muitos bichos que estão lá, eu nunca tinha visto nenhum deles pessoalmente, alguns tipo assim… Os flamingos.
Berna é uma cidade encantadora, acolhedora e de pouco agito, é aquela cidade que você escolheria pra morar e passar o resto da vida quando atingisse aquela idade mais avançada aonde a única coisa que você procuraria seria a calma e o sossego.
Por enquanto, pra mim seria somente à passeio e por falar em passeio as próximas cidades Suíças que falarei em breve serão Interlaken, Grindelwald e Lauterbrunnen.
Lu ® diz
cheguei a comentar no tw quando vc postou as fotos… essa cidade parece uma pintura… um lindo quadro… amey! Vou por na minha listinha de destinos desejados…
Ju diz
adorei os flamingos!!! dicas anotadas
=)
Micha Descontrolada diz
q delícia….eu quero ir pra berna andar de bicicleta…achei toda linda
/(,”)\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_…………….
Lulu on the sky diz
Uma gracinha de cidade.
Big Beijos
Sem Noção diz
Adorei a cidade dos ursos.
Como estava bem sem tempo, serei obrigado a fazer o processo inverso.
Daqui vou até a primeira postagem e depois sigo em frente nas próximas cidades suíças.
Cidade linda!
Flavio diz
Depois do “abraço de urso”, o abraço “no urso!”
Abraços!
Flavio
Scheyla diz
Linda a cidade!! E lindas as fotos tbem..
Fiquei sumida dos blogs um tempo, entrava na net só a trabalho, dava uma “fuçadinha” básica no face pra não perder o costume.. mas perdi uns post’s bem legais =/
Vou colocar essa city na minha listinha de viagens, e tbem vou dar uma olhada pos outros posts de viagens, que amooooo!!
Feliz Natal!! bjus
Marilyn diz
Geeeeente, o Albert na janela! Coisa mais linda! Deve saber de tudo que é fofoca que rola na cidade!
Boca de Matilde, hahaha!
Cidadezinha encantadora mesmo, eu moraria aí fácil, antes mesmo dos 90 anos (caso eu chegue até lá).
Gosto do tom das folhas e das cores lááá de longe do horizonte. Ai, e ainda tem McDonalds, só alegria (porque na dúvida de se comer algo muito estranho, vamos de Mc)!