Pra quem viaja pro Peru e quer DEVE visitar Machu Picchu, algumas regras mudaram de uns tempos pra cá. Como disse no post sobre a viagem há duas opções pra se chegar até lá: via trem ou fazendo a trilha inca – que essa requer um preparo físico maior. Por questões de tempo e até comodidade, optamos por trem.
Pra Machu Picchu você tem que comprar os ingressos antes, porque as visitações agora têm um numero limitado, você pode fazer isso com uma agencia de viagens ou comprar diretamente pelo site, que algumas semanas atrás estava com problemas no pagamento, mas já normalizou. Honestamente? Eu acho melhor você fazer tudo por sua conta, acho que tudo fica mais divertido e você acaba conhecendo mais sobre os lugares que vai visitar antes mesmo de embarcar. Sempre gostei de planejar as viagens por conta própria e acredito que, fazendo tudo com atenção e calma, a chance de dar algo errado é praticamente nula!
Enfim… No site de compras das entradas pra Machu Picchu há algumas opções para serem selecionadas: Só pra Machu Picchu. Machu Picchu + Museu. Machu Picchu + Huayna Picchu. Machu Picchu + Montaña. Você escolhe a data e o tipo de passeio. De cara, nós escolhemos Machu Picchu mais Huayna Picchu (que em quíchua quer dizer ‘jovem montanha’), do alto você consegue ter uma visão total e maravilhosa de Machu Picchu. Pra Huayna, os passeios também tem a visitação limitada – são 400 pessoas por dia, divididas em dois grupos que partem em dois horários da parte da manhã – as 7:00 e as 10:00 horas. A subida dura de 45 minutos à 1:20 mais ou menos, dependendo é claro do ritmo de cada um (lembram da altitude?). Pelos depoimentos que li no Trip Advisor é um passeio recomendadíssimo, alguns até disseram que ir pra Machu Picchu e não visitar Huayna Picchu é o mesmo que ir pra Roma e não visitar o Coliseu.
Bom, o fato é que compramos a entrada pra esse lugar também. Li que não é uma caminhada de trilha tão fácil, justamente por ser mais íngreme e por conta da altitude, mas não é impossível pra ninguém. Cada um, indo no seu ritmo e tomando os devidos cuidados, não há problema algum e ainda dizem que todo cansaço, depois é compensando pela vista maravilhosa do lugar.
Depois com mais calma (leia-se depois de tudo comprado) eu fui pesquisar mais sobre Huayna Picchu e gente?!?! O lugar é incrivelmente lindo na mesma proporção que alto também, vou confessar: bateu uma pontinha de preocupação pela altura depois de algumas imagens que vi (hoje em dia eu e altura não nos damos muito bem como antigamente) mas né… O lance agora é se jogar e aproveitar, dá uma olhada nesse vídeo de uma turista gringa:
E as fotos, que não deixam de ser maravilhosas:
É claro que depois que voltar de viagem farei um post, contando as MINHAS experiências e impressões, veremos como me saio nessa…
Bella diz
Tá ai um lugar que eu adoraria conhecer!!! Lindo lindo!! Beijo Julis e muita saudade!!!
Nanaka diz
Nooossa, amiga!! Deve ser muito louca essa Huayna Picchu! Tomara que faça um dia bem lindo quando vocês estiverem lá.