Depois de uma traição imperdoável do homem que ama, a jovem Gillian Gibbons foge para a casa da família para uma pausa necessária, mas quando encontra seu pai com antigas fotografias da avó nos braços de um oficial nazista, a vida de Gillian fica ainda mais confusa. Agitada pela descoberta, Gillian tenta desvendar a verdade por trás das fotos, embarcando em uma viagem épica pelo passado… 1939. A Inglaterra está à beira da guerra quando Vivian Hughes se apaixona por um belo oficial britânico. Mas quando as bombas começam a cair implacavelmente sobre a cidade e o futuro feliz de Vivian é destruído na Blitz, ela fará o que for preciso para proteger aqueles que ama… Conforme Gillian vai descobrindo os mistérios sobre o passado da avó, as antigas fotos começam a fazer sentido. Mas para cada pergunta respondida, uma nova assume o lugar. Diante de descobertas inesperadas, Gillian tenta encontrar um rumo para o seu futuro, buscando a verdade na vida das pessoas que viveram nas sombras da guerra.
Esse foi o ultimo livro lido em 2020. Na verdade eu já estou lendo outro, mas esse é o que fechou a minha meta de leituras nesse ano tão atípico e difícil. Foram 53 livros lidos e minha meta era 50. Posso dizer que mais uma vez a literatura me salvou, foi a minha válvula de escape em todos os dias do ano quando em algum momento – geralmente a noite – eu precisava desopilar a minha mente e relaxar.
Eu só não li muito mais porque esse ano também mergulhei nos seriados e comecei, depois de tantos anos, a assistir Grey’s Anatomy (eu sei, é um caminho sem volta) e esse seriado me viciou tanto que tem tomado bastante o meu tempo.
Mas vamos falar deste livro de hoje que como uma grande apreciadora de histórias de guerra tenho que dizer que essa obra fez jus a esse período tão sombrio da história. Aqui temos dois tempos: o passado – período da guerra e o presente em 2011. A história começa na guerra com Vivian que tem um pai alcoólatra e violento. Vivian é cantora e em uma de suas apresentações conhece Theodore – um oficial britânico vindo de uma família aristocrática. Até esse momento, confesso que a história não tem grandes emoções ou acontecimentos, mas a autora precisava criar todo esse cenário para o que vem depois e qualquer coisa que eu contar daqui por diante será spoiler, mas posso dizer que foi um livro muito marcante, cheio de sofrimentos, reviravoltas e feitos importantíssimos, sobretudo os heroicos.
Eu gostei muito do rumo que a história tomou porque explicou e uma forma bem plausível muitas coisas que tomamos como julgamento no início do livro, e mesmo nos momentos finais, ainda há muita coisa pra contar. Pra quem gosta de ler histórias desse período da guerra, eu recomendo muito, foi uma grande surpresa pra mim e fechei minha meta de leituras com chave de ouro.
5/5 xícaras:
Deixe um comentário