
Nesta fascinante continuação de A pintora de henna, Alka Joshi leva os leitores de volta ao mundo suntuoso, cheio de cores e sabores, da Índia na década de 1960, onde não faltam poder, dinheiro e segredos.
Primavera de 1969. Lakshmi, agora casada com o dr. Jay Kumar, dirige a Horta Medicinal em Shimla. Malik se formou na escola particular e, aos vinte anos, acaba de conhecer uma jovem chamada Nimmi quando deixa a cidade para ser aprendiz no departamento de manutenção do Palácio Real de Jaipur. O mais recente projeto do palácio: um cinema de última geração. Enquanto percorre a Cidade Rosa de sua infância, Malik logo percebe que nada mudou. Poder e dinheiro ainda circulam perfeitamente entre a classe rica, e favores fluem do Palácio Real de Jaipur — se certos segredos permanecerem enterrados. Tendo crescido nas ruas, Malik sempre soube guardar segredos, e esse será um aprendizado que o ajudará bastante enquanto ele desembaraça uma teia de mentiras. Em uma história rica em ambientação, com personagens intensos e uma narrativa envolvente, O guardião de segredos de Jaipur traz a luta de um jovem em busca de seu futuro.
“O Guardião dos Segredos de Jaipur” é o segundo livro da trilogia da “Pintora de Henna” que foi com esse livro que conheci a maravilhosa escritora Alka Joshi. Nesse livro, ela nos leva de volta à Índia na primavera de 1969. A história gira em torno de dois personagens principais: Lakshmi, que agora casada com o Dr. Jay Kumar é encarregada da Horta Medicinal em Shimla no Himalaia, e Malik, que cresceu e se tornou um jovem de 20 anos que é aprendiz no departamento de manutenção do Palácio Real de Jaipur.
O cenário é ricamente descrito – marca registrada de Alka Joshi que consegue nos mostrar a Índia como ninguém, e nos transporta para a Cidade Rosa de Jaipur, onde a história se desenrola. Malik, que cresceu nas ruas, é um personagem cativante que logo percebe que as castas de poder e dinheiro continuam inabaláveis na sociedade indiana. A narrativa é rica em detalhes e nos revela as camadas de quem é rico e influente e explora questões de classe, poder e segredos familiares, a família Singh continua sendo desprezível e suja como sempre. Alka Joshi tece habilmente as histórias de Lakshmi e Malik e enquanto eles buscam seus destinos e confrontam os desafios de suas vidas a autora também nos mostra a amizade verdadeira e a confiança que ambos criaram entre os problemas e os caminhos da vida ao longo dos anos.
Este livro é uma história que combina o poder do passado com a busca pelo futuro, sobretudo em sempre escolher o caminho certo e justo das coisas porque o mundo gira e o que vai, um dia volta. Pra quem leu e gostou de “A Pintora de Henna”, com certeza também vai gostar bastante dessa continuação – uma novela tipicamente indiana que nos transporta para uma Índia cheia de cores, sabores, segredos e complexidades culturais, enquanto exploram as vidas de dois personagens inesquecíveis em sua busca por identidade e significado. O terceiro livro “A Perfumista de Paris” já foi lançado aqui e eu gostaria muito que a autora também escrevesse um livro sobre a Nimmi – a namorada da Malik que é de uma tribo das montanhas do Himalaia e embora eu não a tenha citado aqui, a participação dela foi bem relevante ao livro. 5/5:
UPDATE: gente, perdi tudo com a Alka Joshi curtindo e comentando meu post que fiz da resenha do livro no @bibliotecadedramas
Hum, gostei da resenha. Parece ser um livro muito interessante
Bj e fk c Deus
Nana
http://procurandoamigosvirtuais.blogpost.com