Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império.
Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos.
Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.
A história não se trata apenas de uma história de amor. Envolve mistérios, reviravoltas, personagens marcantes em um cenário atípico: Sri Lanka (que antigamente era conhecido como Ceilão). Gwen é a nossa protagonista que ao sair da Escócia e chegar ao Sri Lanka se encontra numa mudança completamente radical e não apenas culturalmente falando.
Gwen se sente muito bem em seu novo lar, recém casada, a protagonista está feliz com a nova vida até que sutilmente ela começa a perceber algumas coisas: funcionários amedrontados e ressentidos, vizinhos fofoqueiros, uma cunhada bem folgada e alguns personagens misteriosos sendo alguns deles bem traiçoeiros. Seu marido, que inicialmente era afetuoso e atencioso, começa se mostrar distante e cheio de segredos que ele se recusa a falar. Gwen acaba se sentindo completamente sozinha e isolada, até que a notícia de sua primeira gravidez é o ar que se enche de esperança e finalmente as coisas parecem que vão novamente entrando dos eixos, porém, após o nascimento algo completamente inesperado se revela, fazendo com que ela mesma acabe tendo que ter também o seu próprio segredo.
‘O Perfume da Folha de Chá’ é um livro para se ler sem pressa principalmente por todas as descrições e costumes do Ceilão – o que pra mim foi muito interessante, a história aborda diversas questões como o racismo e a pobreza, escolhas e consequências e também o lado bem sujo de algumas pessoas. Não é o tipo de histórica dinâmica, porém, é muito envolvente. Foi o primeiro livro que li dessa autora e valeu muito a pena como primeira impressão. 5/5:
Deixe um comentário