Esse ano eu li muito menos do que eu tinha estipulado como meta de leitura por diversos motivos externos, mas eu li tanto livro legal, mas TANTO livro que valeu muito mais do que se eu tivesse lido um monte, dito isso eu resolvi fazer um Top List com os meus preferidos do ano de 2021, cada um deles tem o link que também direciona pras resenhas que escrevi, então vamos lá aos escolhidos:
1 – O Mar Sem Estrelas: Este livro inclusive entrou pra minha lista de TOP 3 FAVORITOS DA VIDA! Eu não sou habituada com o gênero fantasia, mas esse livro foi achado pra mim, e digo isso porque eu acho que li no momento certo, naquela fase que eu estava realmente precisando de uma história que me levasse por completo e que marcasse na minha vida pra sempre – e foi o que aconteceu. Não é exagero. Pra mim foi assim – ‘O Mar Sem Estrelas’ são as histórias dentro de histórias, são sobre as portas que estão nos esperando para serem abertas, é sobre a saudade dos lugares que nunca estivemos e também sobre nossas escolhas. QUE LIVRO.
2 – Pachinko: Esse livro foi indicação da Lia e foi uma das melhores indicações que já recebi. Entrou pro meu “favoritos da vida” e o quanto eu aprendi e me emocionei com esse livro… Somos muito habituados com períodos históricos, especialmente as grandes guerras, com histórias que se passam muito na Europa e EUA, mas a gente lê muito pouco quando a história é no Oriente. Pachinko é uma história sobre imigrantes, pátria e pertencimento. É sobre sacrifícios e o eco das escolhas que se arrastam por anos. Eu amei ler essa história.
3 – A Mulher da Viajante no Tempo: Mais um livro que eu não imaginava que fosse gostar TANTO porque envolve ficção científica, viagens no tempo e eu achava que não fosse entender absolutamente nada. Acontece que a viagem no tempo, nessa história, é mais como fosse um pano de fundo. Pra mim a história foi muito mais da Clare do que do Henry (que é o que viaja no tempo) e que fala sobre o amor, perdas e claro: O TEMPO! É uma história linda e triste ao mesmo tempo, daquelas que vale por cada página lida.
4 – A Luz Entre Oceanos: Eu escolhi esse livro e nem sei porque acabei escolhendo ele, mas as vezes eu tenho dessas de escolher só porque estava lá. Eu achei que fosse ser uma história até que de boas, mas acabou sendo uma grande paulada mesmo envolvendo um tema do qual eu tenho zero conhecimento: maternidade. É um livro que vai te colocar em 3 perspectivas diferentes de um mesmo assunto e no final das contas você vai perceber que na verdade não existe o certo ou o errado nessa história e sim o que levou a tudo acontecer. É um ÓTIMO livro. Tem o filme também, mas eu achei parado demais. Livro é sempre muito melhor.
5 – O Impulso: Coloquei esse livro em seguida porque ele ficou pau a pau com a “Luz Entre Oceanos”. Neste aqui a maternidade também é o ponto central da história, mas este livro é uma pegada totalmente diferente. A narrativa deste livro me lembrou um pouco os livros da Celeste Ng (essa mulher não vai escrever mais nada não?) e eu gostei demais da história porque tudo é colocado sob uma perspectiva real, crua e sem rodeios. Foi uma leitura bem rápida também e eu terminei esse livro chocada, pra dizer o mínimo.
6 – Amore(s) Verdadeiro(s): quando eu li Evelyn Hugo – que é dessa mesma autora, eu não gostei tanto como eu achava que fosse gostar, ainda mais porque todo mundo falava desse livro, mas acho que é porque li “Cidade das Garotas” antes e deveria ter dado um espaço maior de tempo, porque o cerne dessas duas histórias é um pouco parecido. Mas eu quis dar mais uma chance pra essa autora e peguei esse livro. Se Taylor Jenkins Reid ficou mundialmente conhecida por Evelyn Hugo é só porque ela ainda não tinha escrito Amore(s) Verdadeiro(s). Esse livro é sensacional.
7 – Longa Pétala de Mar: Eu acho que falar de Isabel Allende é meio que chover no molhado porque puxa vida estamos falando dos livros de fucking ISABEL ALLENDE, mas esse foi meu primeiro contato com a autora e eu me apaixonei por ela. Aqui temos um período histórico na América do Sul, mais precisamente no Chile e a escrita de Allende é ÚNICA. ‘Longa Pétala de Mar’ é uma leitura densa, rica em detalhes, crua e cheia de momentos em que a autora nos desafia a refletir sobre como a vida pode mudar quando você não se sente e não pode mais fazer parte da nação em que nasceu. 10/10 esse livro.
8 – Tempo de Reacender Estrelas: Mais um livro que eu não sei porque escolhi, começando com zero expectivas e que me surpreendeu do início até a ultima página. A história é narrada por 3 personagens e vão se alternando em capítulos curtinhos: Anna contando em primeira pessoa, Chloé através de um blog que mantém na internet e Lily através do seu diário que ela batizou de Marcel e é uma delícia acompanhar a viagem e tudo que se passa dentro de cada uma dessas 3 mentes: medos, anseios, inseguranças, mas que aos poucos o laço entre mãe e suas duas filhas vão se fortalecendo através do amor e confiança. Que delícia de história, daquelas que realmente aquece o coração.
9 – Lua no Céu de Cabul: Essa história é uma daquelas que eu classificaria como leitura necessária pra todo mundo. Aqui a gente começa com Fereiba de protagonista, mas pra mim, o personagem principal assim como toda a história é na verdade de Salim. É o segundo livro que eu leio dessa autora, o primeiro foi “A Pérola que Rompeu a Concha” que foi emocionante e com esse também não foi diferente. Este livro é uma jornada pesarosa, comovente, cruel e triste, a autora teve uma sensibilidade muito grande ao contar a vida dessas pessoas que são praticamente invisíveis aos olhos do mundo quando se trata de refugiados.
10 – Quando Te Vejo: Escolhi aleatoriamente bla bla bla. Eu amo um drama, né, e esse é o drama perfeito que é impossível de não se emocionar. Eu terminei a história e ainda fiquei absorvendo tudo o que aconteceu, as lições que o livro ensinou e ainda estou até hoje sem palavras pra descrever esse livro. A história fala sobre altruísmo, o seguir em frente e sobretudo aproveitar o presente, porque de certa forma todos nós já temos nosso destino traçado e que não temos controle sobre nada nessa vida, uma história nos faz refletir sobre muitas coisas, sobre as nuances do amor e da felicidade, sobre a resignação dos personagens e como deram a volta por cima e continuaram suas vidas mesmo que por caminhos tortos. Entrou pros favoritos da vida também.
Deixe um comentário