Ler faz bem…

Ler antes de dormir melhora o sono e diminui o estresse

“O levantamento mostrou que ler é uma estratégia mais eficaz, para diminuir o estresse, do que ouvir música ou caminhar. Durante o estudo, os voluntários chegaram a amenizar em 68% o nível de tensão ao folhear um livro por alguns minutos. A justificativa dos pesquisadores para os resultados encontrados é a de que, ao acompanhar uma história, nos desligamos, temporariamente da nossa realidade. Ocorre um alívio das tensões musculares e uma diminuição significativa no ritmo dos batimentos cardíacos.”

tumblr_mf5gdz9HwL1s0ew5no1_1280

Meu amigo me mandou ontem esse link e achei muito interessante esse levantamento feito. No meu caso, eu ainda não sei se seria tão efetivo pro sono, mas por conhecimento de causa posso afirmar que ler antes de dormir me relaxa bastante. É claro que isso depende muito do tipo de história do livro que você está lendo, é meio difícil relaxar lendo um terror por exemplo (embora eu acredite que pra algumas pessoas isso não seja um problema), mas o hábito da leitura é algo que “só” traz benefícios. Confesso que ando muito relaxada com minhas leituras e as vezes a noite acabo ficando na internet navegando pelo celular ou jogando Candy Crush (afffff dear lord, não acredito que estou contando isso) ao invés de pegar meus livros. Shame on me. Péssimo, muito péssimo isso, eu sei… E as vezes fica até bem difícil se desvencilhar de manias ruins como essa, mas aos poucos estou me livrando disso. Juro. Livros não me faltam, estou com um estoque bem generoso em casa, então é mais um motivo pra eu voltar com esse bom hábito que sempre foi um hobby pra mim.

No momento estou com o “4 Estações” do Stephen King que ganhei de presente de um amigo no meu aniversário do ano passado.

sam_3822

São 4 contos que inclusive 3 já foram adaptados pro cinema: Um Sonho de Liberdade, O Aprendiz (que estou lendo), O Outono da Inocência (filme Conta Comigo) e Método Respiratório que foi o único que ainda não virou filme, mas tempos atrás li que já estavam cogitando isso, enfim, acho que bom gosto também não me falta né? Por isso que eu resolvi escrever esse post também, além de ser um incentivo pra qualquer pessoa, é um puxão de orelha em mim mesma pra eu tomar vergonha na cara de uma vez por todas e retomar minhas leituras.
Bora se apegar nos bons hábitos? 🙂

Juliana Esgalha Post por