Livro: Mitologia Nórdica

“No início, não havia nada”

É uma pena que a maioria das pessoas tenha um conhecimento bem pequeno sobre a mitologia nórdica, que é na minha opinião uma das mais ricas e complexas religiões que já existiram, pois ela vai muito além de Thor, Odin ou Loki. Muito embora, é graças a difusão da cultura pop promovida principalmente no cinema e nos quadrinhos pela Marvel que despertou o interesse das pessoas em saber mais sobre os antigos povos da Escandinávia, suas crenças, seus costumes e com isso, felizmente, o interesse vem crescendo cada vez mais. Prova disso é o grande sucesso do seriado Vikings produzido pelo History Channel e que sem dúvida um dos meus preferidos também.

Em meio a isso, Neil Gaiman, resolveu para a nossa felicidade literária recontar a Mitologia Nórdica ao qual ele mesmo diz que é completamente fascinado por essas histórias. Gaiman – o mestre supremo com o dom de te arrancar do mundo real e te levar para dentro da história, faz o mesmo com esse livro. É uma história especialmente escrita para quem não é nada familiarizado com a Mitologia, da mesma forma que é feito TAMBÉM pra quem já a conhece muito bem. O livro foi reunido em 15 contos que narram desde o início: os 9 mundos, a relação entre os deuses, os anões, os gigantes, até o Ragnarök – o fim de tudo. Tudo é contado de uma maneira leve, despretensiosa e com aquela peculiaridade do humor naturalmente ácido de Gaiman que todos os seus leitores amam. Dei muitas risadas com a forma que ele conta sobre os personagens – o que particularmente, foi uma das minhas partes preferidas, ri muito com Thor: incrivelmente forte, que se orgulhava de ser um beberrão e tão bruto que estava sempre disposto a matar alguém pra aliviar a tensão, mas o mesmo tempo era tapado como uma porta (ahahahaha), de Odin – O Pai de Todos e sua fixação louca por sabedoria e poder ou com o Loki, que é um grandíssimo trapaceiro safado, mas de uma inteligência enorme. Talvez as histórias envolvendo ele foram as minhas favoritas.

Mitologia Nórdica é um livro incrível em todos os sentidos, desde a sua edição belíssima até o seu conteúdo. Como em todas as histórias de Gaiman eu digo também pra essa: abram bem a mente e leiam, apenas leiam! Vocês não vão se arrepender! Ganhou as 4 xícaras de café:

cafe2-horz

0 comentários Comentário

Adicione um comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *