Roma – Itália

Roma – Itália

Roma é uma das cidades da Itália que eu mais gostei. Acho que empatou com Veneza, mas acho que Roma fica mesmo no topo das minhas cidades italianas preferidas. Eu nunca vi uma cidade tão cheia de igrejas como é em Roma. Comparado com São Paulo, por exemplo, seria praticamente na mesma proporção do numero de pizzarias que tem aqui, você anda um quarteirão e de repente – “olha uma igreja”, anda mais 100 metros e – “olha, mais duas igrejas”. Roma inteira é assim.


O trânsito de Roma é uma loucura, o metrô (que só tem duas linhas) é uma porcaria, mas a cidade é incrivelmente histórica e linda. O moderno e o antigo se fundem e, é isso que faz de Roma uma cidade bem excêntrica.


Roma é considerada a cidade eterna por conta de toda sua história, título esse que acho bem merecido. Foi fundada em 753 a.C. pelos irmãos Rómulo e Remo – aqueles que foram criados por uma loba e por isso é o símbolo da cidade. Ambos, tempos depois se envolveram numa luta e Rómulo acabou matando Remo, confesso que essa parte da história conheço pouco, mas enfim…


Capital da Itália, Roma começou a ser governada por reis, mas depois acabou tornando-se uma republica.


O principal ponto turístico da cidade é o Coliseu (ah, cê jura?) e só mesmo estando diante daquilo pra ver e entender como é – juro que quando cheguei bem em frente dele eu fiquei alí… Parada feito uma estátua como se eu fosse mais um monumento da cidade e olhando por uns cinco minutos sem ousar a dar uma piscada se quer, o Coliseu é um monumento que só de olhar é algo que já te intimida.


No segundo dia que estávamos na cidade, nós compramos o Roma Pass que dava direito a ônibus, metrô de graça e dois passeios que são pagos de graça. É claro que o primeiro passeio foi no Coliseu… Tinha muita gente, a fila estava enorme, mas como tínhamos o Roma Pass entramos sem pegar fila alguma #aicomoeutôbandida.

Quando eu entrei no Coliseu eu desacreditei que tinha chegado até alí, afinal, de tantos livros e principalmente filmes que vi sobre ele, naquele dia, eu pude dizer que estive pessoalmente lá… Dentro dele! Com lugares históricos assim eu tenho uma mania de tatear paredes, sentir a energia, olhar cada detalhe de perto e imaginar o TANTO de coisas que aconteceram dentro daquela arena imensa.


O Coliseu de Roma é também conhecido como Anfiteatro Flaviano, foi construído por volta de 70 e 90 d.C tem 48 metros de altura e naquela época foi capaz de abrigar 50 MIL pessoas (Gente?!?!? 50 M-I-L), durante o reinado de Alexandre Severo e Gordiano III o Coliseu foi ampliado mais um andar e podendo assim abrigar cerca de 90 MIL pessoas, é muita gente. Não é a toa que o Coliseu é o símbolo do Império Romano e considerado uma das 7 maravilhas do mundo.


Por toda essa grandiosidade muita coisa aconteceu alí: batalhas com animais que eram trazidos da África – desde leões, hipopótamos e até girafas, combates entre os gladiadores e mais um monte de “eventos” do tipo, então, pode-se dizer que o Coliseu, além de jogos e outras celebrações, também teve muito banho de sangue e muitas mortes alí. Certa vez assisti um documentário no History Channel aonde falava que o Coliseu também em batalhas, era inundado por dutos subterrâneos alimentados pelos aquedutos que traziam água de longe para serem utilizados na realização de naumaquias ou batalhas navais. Loucura!

Agora imagine tudo isso turbilhando dentro da sua mente e você estando alí pessoalmente, bem diante dos seus olhos… Chega a ser surreal. Durante todo o tempo em que estive no Coliseu, falei pouco, mas observei muito… É inacreditável estar alí, é o tipo de coisa que costumo dizer que os livros e os filmes não conseguem transmitir, só mesmo estando lá pessoalmente pra ver e sentir como é, viajar é isso.


Roma é incrível por qualquer lugar que se passe… Perto do Coliseu, também fica o monumento Vittorio Emanuele (TODO feito em mármore branco)


E próximo dalí há vários lugares que ainda estão sendo descobertos e estão no processo de escavação pelos historiadores e arqueologistas, quem sabe para descobrir mais sobre a história de Roma ou até mesmo de outros lugares:


Conhecemos e andamos muito por Roma, fomos até o Pantheon (quem assistiu/leu “Anjos e Demônios” com certeza irá se lembrar desse lugar), sua construção foi dedicada primeiro como templo a todos os deuses do panteão romano (daí o seu nome) e, desde o século VII, também como templo cristão. É famoso pela sua cúpula, que no centro é a céu aberto. Famoso também por pessoas históricas como os reis Vítor Emanuel II e Humberto I e o pintor Rafael que estão sepultados alí.


O teto de uma das centenas de igrejas que visitamos, mas não lembro o nome dessa, desculpeeeeeeeeem. Descobri: Teto da igreja de S. Ignazio


Também visitamos a Fontana de Trevi – outro monumento da cidade que estando em Roma, vale muito a visita, o que me lembrou agora que a Fontana de Trevi aparece no Thank You For Love Me – clipe do Bon Jovi e também foi o cenário de uma das cenas mais famosas do cinema italiano: em La Dolce Vita de Federico Fellini, quando Anita Ekberg entra na água e convida Marcello Mastroianni a fazer o mesmo.


eu não era alta o suficiente para as asas, mas ficariam perfeitas em mim =D


Eu poderia passar o dia escrevendo sobre Roma porque, SEMPRE tem e sempre terá algo pra se contar dessa cidade que é famosa por sua história, seus descobrimentos, seus monumentos, famosa por ter sido mostrada em tantos filmes, livros e até em clipes de música. Não é a toa que ROMA escrita ao contrário forma a palavra AMOR. ♥

*próxima parada: Vaticano.

6 comentários Comentário

  1. Pretendo passar uns 5 dias aí. Vou aproveitar que minha tia mora em Roma pra pegar umas dicas de lugares legais pra visitar também. ^^

    Responder
  2. o coliseu é demais né? a fontana tbm… nossa, lindo lindo…
    não andei de metrô por lá, agora q me dei conta… hehe
    ei, vc chegou a ir na cantina do zio gigi lá em florença?
    =)

    Responder
  3. Juuuuu, que lugar mais lindo! Lembro que você esteve em Roma no meu aniversário e que lembrou de mim, hahaha! Olha que presente ganhei!
    Suas fotos estão lindas e são uma viagem! Acredite que você tem levado muita gente pra Itália através das imagens, viu!
    E essa última foto está óóótima porque Julis é um ‘anjo de candura’, gente!
    Beijo, amore!

    Responder
  4. Roma é apaixonante. A emoção de entrar no Coliseu não tem preço. Visita obrigatória de todo turista. Adorei seu agasalho I love Itália.. hehe.

    Big Beijos

    Responder
  5. Lindo Ju!
    Nhah… esse coliseu… acho que tbm ficaria mudinha olhando para ele por uns 5 minutos!

    Responder
  6. Incrível!
    Em tuas fotos vi um Coliseu que nenhum filme conseguiu me mostrar. Quase consigo sentir tua emoção.

    Não consigo não! hehe

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *