tosa felina

Todo mundo que tem gatos sabe que eles soltam pelos. Muitos pelos. A quantidade de pelo que um gato solta dá pra montar outro gato, agora multiplique isso por quatro, que é a quantidade da gangue lá em casa e adicione o plus do fato de ainda eu ter uma inseparável rinite alérgica. ¬¬

Outro dia li que no verão os gatinhos soltam uma quantidade de pelos ainda maior que nas outras estações e isso explica porque todos os dias eu tinha que passar pano em casa, sem contar os tufos que pareciam aquelas cenas de filme no deserto que ficam passando aquelas bolas de feno na estrada, sabe? Eu nunca tinha pensado na possibilidade da tosa em felinos, até um um amigo levantar essa maravilhosa dica. Eu achava que como gato já é um grande problema pra dar banho, a tosa então nem se fale, algo praticamente tão fora de cogitação que eu nunca nem tinha pensado no que hoje eu vejo como óbvio.

Ele disse que levou os gatinhos no pet e depois da tosa, um mundo maravilhoso sem pelos se abriu pra ele. Conversei com o veterinário dos meus – muito importante consultar o veterinário do seu bichinho antes, que disse não teria problema algum. Na semana passada levei a Amélie e o Lennon – os dois que mais soltam pelos em casa e o serviço do Pet (que é da veterinária do Ozzy) foi completo: tosa + banho + cortar as unhas. Eles voltaram peladinhos, putaços da vida (normal se tratando de gatos) e sem nenhum pelo soltando:

no dia da tosa, cara de poucos amigos e não quiseram muita conversa nesse dia

no dia da tosa, com cara de poucos amigos e não quiseram muita conversa nesse dia

A moça do banho disse que a Amélie deu um pouquinho de trabalho porque não queria parar quieta, o Lennon reclamou um pouquinho também mas foi mais tranquilo. Aí nessa semana eu mandei o Odin e o Morpheus. Pedi pra fazer tosa leãozinho no Odin, como ele tem o pelo curto (que solta menos, mas solta bastante), ele voltou peladinho e o rabo igual de leão, já o Morpheus foi o problema. Todo mundo aqui conhece a história dele, eu acredito que antes do Morphs ter sido resgatado, ele sofreu muito, muito mesmo… Eu nem gosto de ficar imaginando isso, mas compreendo o porquê dele ter uma personalidade tão desconfiada e assustada. Meu tratamento com ele é sempre no modo mais suave possível, ele se assusta com tudo. O Morphs se dá muito bem com os irmãos, com os humanos da casa também, mas com ele as coisas precisam ser as mais brandas possíveis: ele se esconde quando chega alguém de fora em casa, não é fácil de pegar ele no colo porque ele sempre sai correndo, adora um carinho – mas ele que tem que vir até você pedindo e existem os jeitos de fazer carinho que ele curte e outros que eu já sei que ele não gosta.

O Moprhs que voltou do mesmo jeito que foi. Detalhe ao dentinho que fica aparecendo quando ele dorme. Um vampirinho. Eu sempre digo que o Morphs é o adorável-incompreendido da casa porque por mais que a gente passe confiança e amor pra ele, ele sempre vai ter aquela pontinha desconfiada que se assustará sempre. E no pet não foi diferente. Foi a primeira e ultima vez que mandei ele pra tosa e graças a Deus que as meninas que trabalham lá, além de super de confiança e atenciosas, tiveram o bom senso de não estressá-lo ainda mais… A moça disse que tentou tirar ele da gaiola, pegou no colo, mas ele estava tão assustado e estressado que ficou um pouco agressivo também, então pra não piorar ainda mais a situação, colocou-o de volta na gaiola e ele voltou do mesmo jeito que foi: sem banho e sem tosa ahahahahaha. Em compensação o Odin voltou tosado, cheiroso e ainda soube que ele fez graça pra todas as meninas do Pet, não é a toa em casa ele é o putão, o se abre pra todo mundo, sabe?

Odin, sendo muso!

Odin, sendo muso!

O Morphs eu vou continuar a fazer como já faço em casa: escovar pra tirar os pelos e dar banho na pia, isso é claro com toda a suavidade e muita conversa mole durante o banho pra mantê-lo calmo, ele detesta mesmo assim, mas em casa ele nunca deu trabalho a ponto de não conseguir concluir nem um banho, com certeza isso é pelo fato dele se sentir um pouco mais seguro do que ir pro Pet. Paciência, enquanto está todo mundo peladinho ele está lá, imaculado ahaha.

O que eu notei?
Além do óbvio – os pelos pela casa diminuíram uns 95% e consequentemente até a minha rinite diminuiu, com o calor intenso que anda fazendo, eles se sentiram muito melhores depois de tosados, digo isso porque mesmo com o pelo curto, antes eles ficavam procurando lugares pela casa pra fugir um pouco do calor e agora não. Isso é ótimo porque é um bem estar que eu proporcionei que até então eu achava que nem seria possível, aliás, quero agradecer ao Anderson que abriu esse mundo maravilhoso da tosa felina pra mim. Eu vou continuar sempre mandando eles pra tosa, tirando é claro quando chegar o inverno – isso SE tivermos algum inverno esse ano.

Tosa felina mais que aprovada.

6 comentários Comentário

  1. Morpheus prefere o calor a ser tosado por gente estranha! <3
    É incrível a personalidade de cada bichinho, né? E tem gente que diz que são irracionais, ignorantes!
    Um cheiro nesses sem vergonhas! ;*

    Responder
  2. acabou o Blog Jubalina?

    Responder
    1. Juliana Esgalha
      Juliana Esgalha

      acabou não, só ando muito preguiçosa pra escrever mesmo =/

      Responder
  3. Scheyla

    Pensei seriamente em fazer a tosa nas minhas, mas eles tem a personalidade tão, tão forte, que iam voltar igual ao Morpheus rs.. A Sharon nem castrada foi ainda pq morre de medo de carro, tentei levar algumas vezes para vacinar e tive q voltar no meio do caminho pq começa a passar mal, e como eu já sou bem traumatizada por ter perdido a Mel nos meus braços passando mal dentro do carro, já sabe… vou protelando, protelando… mas uma hora ela não escapa.
    O Odin ficou uma graça com a tosa!
    Ah, amei a tattoo da Amelie, do outro post! Toda estilosa!

    Responder
  4. Ligia

    Oi Juliana, tudo bem? Tenho 3 gatos e lendo seu texto sobre tosa, me identifiquei MUITO!
    Sempre quis tosar, mas nunca tive coragem achando que eles fossem ficar mais stressados do que nunca.
    Mas lendo seu texto, me encorajei. Só que não conheço nenhum lugar de confiança para fazer isso.
    Onde você fez a tosa dos seus? Pode indicar o lugar?
    Obrigada, Ligia

    Responder
    1. Juliana Esgalha
      Juliana Esgalha

      Oi Ligia, vc é de São Caetano? Na rua São Paulo tem um lugar que faz…

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *