
Capurganá foi o nosso primeiro destino do roteiro de praias que fizemos na Colômbia.
Chegando em Necocli, pegamos um barco pois é o único meio de se chegar até lá, foram duas horas de viagem de barco e aqui aprendi que nunca, em hipótese alguma, se sente na frente do barco, principalmente quando ele está indo sentido contra a maré, é uma viagem segura, mas foi meio tensa então se atente para sentar no fundo do barco, ainda bem no final deu tudo certo rs. Capurganá é uma cidade na Colômbia, no departamento de Chocó, que faz fronteira com o Panamá. É conhecida por sua beleza natural, com praias paradisíacas e uma densa floresta tropical.
De Capurganá fizemos diversas trilhas, a primeira foi a El Cielo que fomos para piscinas naturais com pequenas cachoeiras lindas, e a trilha é si é muito bonita, mas o ponto alto é poder se refrescar nas piscinas naturais.
Como é a Trilha?
Duração: 3 horas (ida e volta, dependendo do ritmo).
Dificuldade: Moderada (algumas subidas íngremes e terrenos irregulares, principalmente no começo).
Super bem sinalizada, não é necessário contratar guia.
Também fizemos outra trilha que passamos por uma uma pequena cidade no Mar do Caribe chamada Sapzurro e que está localizada no canto noroeste da República da Colômbia. Faz parte do Município de Acandí, no Departamento de Chocó da região de Darién. A Bahía de Sapzurro forma um semicírculo perfeito de areia dourada e mar em tons de verde-esmeralda, neste dia só tinha eu e Ricardo na praia.
Seguindo a trilha, também é possível atravessar da Colômbia para o Panamá (também estivemos no Panamá em 2018). No extremo norte do Panamá, bem na fronteira com a Colômbia, fica La Miel, uma pequena praia caribenha. Acessível por uma trilha de 30 minutos muito bem sinalizada, dá pra fazer a partir de Sapzurro (Colômbia) ou de barco (optamos pela trilha, mas voltamos de barco).
La Miel é simplesmente um refúgio: não tem resorts, não tem multidões, apenas um pequeno (bem pequeno!) comércio local e uma praia é belíssima. Na fronteira geralmente há um guarda local que carimba o passaporte (de forma simbólica e gratuita) em uma cabana rústica, mas nesse dia infelizmente não havia ninguém rs. Acho que de todas as trilhas que fizemos, essa foi a que eu mais gostei. Há uma certa magia quando se caminha pela natureza e de repente chega em uma praia maravilhosa que parece que parou no tempo.
Se você gosta de natureza, trilhas, praias tranquilas e uma vibe mais rústica, esses destinos são imperdíveis na Colômbia.
Capurganá 4/5: ⭐⭐⭐⭐ (tirei uma estrela apenas porque a viagem de ida via barco é bem tensa)
Sapzurro 5/5: ⭐⭐⭐⭐⭐
La Miel 5/5: ⭐⭐⭐⭐⭐
Trilha de El Cielo 5/5: ⭐⭐⭐⭐⭐
Deixe um comentário