
Clara Button não é uma bibliotecária qualquer. Enquanto o mundo está em guerra e Londres sofre com bombardeios alemães, Clara criou a única biblioteca subterrânea da Inglaterra, construída sobre os trilhos da estação de metrô de Bethnal Green. Nas profundezas da capital inglesa, há um espaço ocupado por milhares de beliches, um posto médico, uma cafeteria e um teatro que oferece abrigo, conforto e escapismo para as bombas que caem na superfície da cidade. É lá que uma comunidade prospera.
Ao lado de sua glamorosa melhor amiga e assistente, Ruby Munroe, Clara faz de tudo para que a biblioteca seja o coração pulsante daquela vida subterrânea. Mas, conforme a guerra se arrasta, a determinação das duas de se manterem fortes diante das adversidades é levada ao limite justo quando a vida das pessoas mais próximas delas parece depender disso.
Baseado em uma história real, A biblioteca secreta de Londres é um livro envolvente e emocionante que revisita uma das maiores histórias de resistência da Segunda Guerra Mundial.
✨ Primeiro livro de 2025 concluído! ✨
Gosto muito de livros que se passam na Segunda Guerra. Gosto mais ainda quando a história é baseada em acontecimentos reais e esse livro conta a história da estação de metrô de Bethnal Green em Londres durante a Segunda Guerra Mundial, que além de abrigar centenas de pessoas, também contou com uma biblioteca subterrânea que de certa forma também salvou a vida de muita gente.
Aqui temos a história de Clara Button, uma bibliotecária destemida que mesmo com suas perdas e após a biblioteca em que trabalhava ter sido bombardeada, cria um refúgio literário subterrâneo em meio ao caos e à destruição. O cenário é construído sobre os trilhos da estação de metrô de Bethnal Green, onde Clara e sua melhor amiga, Ruby Munroe, fazem de tudo para manter viva a chama do conhecimento e sobretudo da esperança. Com diversos personagens secundários que conforme o desenrolar vamos conhecendo, essa história nos mostra que a resiliência humana e o senso de comunidade, são super importantes diante das adversidades de uma guerra.
A estação de metrô, além da biblioteca, também possuía camas ao longo dos túneis que abrigou mais de 5 mil pessoas, além disso também tinha uma creche, posto médico, cafeteria e teatro, se tornando assim um símbolo de resistência e união em tempos de desespero. Clara e Ruby, com suas personalidades vibrantes e coragem inabalável, representam não apenas a luta pela sobrevivência, mas também a importância da literatura e da comunidade em momentos tão terríveis.
Esse livro nos ensina que, mesmo nas circunstâncias mais sombrias, a luz do conhecimento e da amizade são a chama para iluminar os momentos de maior escuridão. “A Biblioteca Secreta de Londres” é um livro sobre à resistência e à importância da comunidade, garantindo que a história de Clara Button e sua biblioteca permaneçam vivas nas páginas da literatura. No final do livro, a autora conta toda a pesquisa que fez, as pessoas que entrevistou e com fotos, ela nos mostra detalhes do que a inspirou para escrever esse livro. Para quem aprecia histórias de coragem, amizade e a magia dos livros, é uma leitura mais que recomendada. 5/5:
Deixe um comentário