BOMBAIM, ÍNDIA. Duas mulheres. Duas vidas. Dois destinos que poderiam ser um só. Sera e Bhima estão indiscutivelmente ligadas, seja pelo silêncio ou pela cumplicidade. Mas ao mesmo tempo estão distantes, separadas por uma fronteira intransponível. Como se o fio que as une não fosse forte o suficiente para agüentar uma descarga elétrica, força que parece definir a sorte e a tragédia da patroa e da empregada. Duas vidas marcadas pela decepção, enganadas pela traição, sujeitas a uma sociedade cruel cuja voz berra e marca a fogo a existência dessas mulheres. A Distância Entre Nós é um romance avassalador, envolvente, intenso. Você não conseguirá parar de lê-lo, e não será o mesmo quando alcançar a última pagina.
Eu sempre me surpreendo com esse tipo de história. Neste livro temos as histórias de Bhima e Serabai – uma mulher muito pobre e a outra rica. Empregada e patroa. Duas pessoas que a única coisa que tem em comum é ser mulher na Índia. Duas mulheres, cada qual com seus problemas e traumas, duas vidas entrelaçadas por anos e anos e que mesmo assim há uma enorme distância que o dinheiro, religião e a casta (isso na Índia é algo que pesa mais que o dinheiro) as separa.
“Talvez o tempo não cure as feridas de jeito nenhum, talvez essa seja a maior mentira de todas. Em vez disso, o que acontece é que cada ferida penetra mais e mais fundo no corpo até que um dia você descobre que a própria geografia dos seus ossos – os traços dos seu rosto, a forma dos seus quadris, o ângulo dos seus ombros, e também o brilho dos seus olhos, a textura da sua pele, a franqueza do seu sorriso – sucumbiu sob o peso das mágoas.”
– A Distância Entre Nós / Thrity Umrigar
“A Distância Entre Nós” é um livro emocionante e triste, realisticamente cru – sem nenhum tipo de rodeio que mostra o tamanho do abismo social e cultural que separa as mulheres ricas e pobres em num país tão difícil como a Índia e a autora fez questão de mostrar isso em diversas situações na história. Pra quem gosta de histórias de culturas ricas e tão diferentes da nossa, esse é mais um livro com essa pegada de tema que eu recomendo. 5/5:
Deixe um comentário