• Home
  • Sobre o blog
  • todos os livros
  • tarot
  • Bruxaria e Magia Natural
  • viagens

tea at pemberley

  • todos os livros
  • condado
  • viagens
  • Bruxaria e Magia Natural
  • tarot

Livro: Cidade das Garotas

abril 7, 2020

Da autora de Comer, Rezar, Amar, um novo e delicioso romance sobre glamour, sexo e aventura na Nova York dos anos 1940. Em Cidade das Garotas, uma jovem mulher descobre que não é preciso ser uma “boa garota” para ser uma boa pessoa.

Elizabeth Gilbert retorna para o texto ficcional com uma inesquecível história de amor na Nova York dos anos 1940. Narrado a partir da perspectiva de uma mulher que olha para o passado com felicidade, Cidade das Garotas explora a ideia de sexualidade, bem como as idiossincrasias do amor.
Em 1940, Vivian Morris tem 19 anos e acabou de ser expulsa da faculdade. Seus pais, ricos e influentes, a enviam para Manhattan, onde mora sua tia Peg, dona de um teatro chamado Lily Playhouse. No teatro, Vivian passa a se relacionar com um grupo de personagens pouco convencionais, mas extremamente carismáticos: grandes atrizes, galãs, escritoras e produtores.
Mas quando Vivian comete um erro profissional que resulta em um escândalo, ela passa a ver aquele mundo com outros olhos. No fim, é essa jornada que a ajudará a descobrir o que ela realmente deseja — e qual tipo de vida ela precisa levar para que isso aconteça. É nessa jornada que Vivian também encontra o amor de sua vida, uma pessoa que se destaca de todo o restante.
“A certa altura da vida de uma mulher”, escreve Vivian, “ela se cansa de sentir vergonha o tempo inteiro. Depois disso, ela está livre para se tornar quem é de verdade.”

QUE.OBRA. Não, é sério… Que livro maravilhoso. Eu lembro que assisti “comer, rezar e amar” no avião quando eu estava viajando não me lembro mais pra onde. E não gostei do filme. Muito embora tampouco fui atrás de ler o livro depois, quando vi que esse livro é da mesma autora, confesso que dei uma torcidinha de nariz, mas resolvi ler mesmo assim e ainda bem que quebrei a cara e me surpreendi demais com a narrativa e os detalhes maravilhosos da vida de Vivian na Nova York de 1940.

Perceba que temos uma Nova York de 1940, quando a Segunda Guerra Mundial já estava acontecendo, mas não ainda afetando diretamente a vida de quem vivia nos EUA, ainda mais pra uma menina como Vivian que não se preocupava nem um pouco em saber das notícias que aconteciam no seu país e muito menos no mundo, tirando é claro, as revistas de fofoca.

Mas Vivian tem um talento incrível que foi ensinado por sua avó e esse talento é a arte da costura. É isso que a ajuda a se enturmar com as pessoas que começam a fazer parte da sua vida após se mudar para Nova York e ir morar com sua tia – Peg – uma atriz e diretora de teatro, dona no Lylly Playhouse que realiza sessões de peças teatrais a preços módicos para a classe trabalhadora imigrante do bairro.

Vivian fica fascinada por essa nova vida e não tem como o leitor não se fascinar também diante dos detalhes de como era Nova York e as pessoas que eram ligadas ao teatro nessa época. A história te prende de uma tal forma que é impossível parar de ler. E não é porque há suspenses, grandes dramas ou coisas absurdamente inesperadas, mas toda a essência do glamour (e a falta dele também), em como pulsante era Nova York naquela época e como Vivian viveu (e intensamente), é simplesmente viciante de ler.

“O campo da honra é dolorido […] Foi o que meu pai me ensinou quando eu era nova. Ele me ensinou que o campo da honra não é um lugar onde as crianças podem brincar. Crianças não têm honra, e não se espera isso delas, porque é difícil demais. É doído demais. Mas para virar adulta, a pessoa tem que entrar no campo da honra. Agora tudo será esperado de você. Você vai ter que ser vigilante com seus princípios. Terá que fazer sacrifícios. Será julgada. Se cometer erros, terá que se responsabilizar por eles. Vai ter vezes em que você vai ter que deixar de lado seus impulsos e assumir uma posição à que outra pessoa, uma pessoa sem honra, talvez assuma. Talvez você se magoe com essas situações, e é por isso que a honra é um campo dolorido.”
– Página 363

Enfim… Numa parte do livro, uma coisa meio tensa acontece e isso muda a vida de Vivian completamente. Na verdade as coisas meio que voltam a ser como eram antes de Nova York – ela volta para a casa dos pais e toda aquela coisa vazia e a crise de existencialismo voltam também, seus pais contribuíram muito pra isso tanto antes como agora. Alguns anos se passam e Vivian nessa fase entra numa espécie de torpor, a Segunda Guerra está no auge, mas não afetando diretamente a vida no interior, até que uma oportunidade surge e Vivian consegue voltar para Nova York.

Voltando, ela encontra uma cidade completamente diferente, se dá conta de imediato que os tempos áureos de 1940 não existem mais e ela precisa se adaptar. Vivian que antes era uma personagem vazia e sem amadurecimento algum, começa a finalmente crescer e dar um norte adequado para a sua vida. Ela prospera. Os anos passam e embora algumas coisas particularmente não mudem ou aconteçam em sua vida, mesmo com o passar dos anos, ela aceita isso porque acima de tudo, sabe que todos os seus atos são consequências de suas escolhas. Pra mim foi uma leitura incrível e prazerosa, com diversos ensinamentos. Vai levar 5/5:

todos os livros

You might also enjoy

Livro: A Pintora de Henna
Livro: Emma – Jane Austen
Você sabia? Ontem foi dia do leitor!
Previous: Livro: Teto Para Dois
Next: A Adoção de Piaf

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

About Me

juliana. bruxa. taróloga. magia natural. mãe de gatos. muitos livros. viagens. dias nublados. outono. inverno. chuva e café. criadora do condado velas literárias.

Search

@xulitarot

xulitarot

🌙✨ As cartas são mapas, mas a jornada é sempre nossa — o Tarot apenas nos mostra o caminho.
🔮Consultas de Tarot Terapêutico com Magia Natural

Vocês sabiam que existe um deck de Tarot da Rita Vocês sabiam que existe um deck de Tarot da Rita Lee?

Em 2021, Rita Lee, surpreendeu fãs e críticos com um projeto tão mágico quanto sua personalidade: o livro "Rita Lee: Uma Autobiografia" ganhou uma edição especial em formato de baralho de tarot, onde cada arcano maior representa um capítulo de sua vida lendária. Mais do que uma biografia, a obra se tornou um oráculo de liberdade, caos e poesia.

Rita sempre foi uma bruxa moderna — desde os ritos psicodélicos dos Mutantes até suas letras cheias de simbolismo. O tarot, com sua linguagem de arquétipos, captura a essência de sua vida: imperfeita, sagrada e rock ’n’ roll.

Rita, que sempre misturou misticismo e rebeldia em sua arte, encontrou nos 22 Arcanos do Tarot a metáfora perfeita para sua jornada:

 - A Louca (O Louco): Sua fuga do convento na adolescência, simbolizando a coragem de seguir intuição.

 - O Mago: Os Mutantes e a alquimia musical dos anos 60/70.

- A Força: Sua resistência ao câncer.

- A Morte: As transformações radicais (inclusive a saída dos Mutantes).

- A Estrela: Seu legado como ícone da cultura brasileira.

Cada carta traz trechos de sua autobiografia, fotos raras e frases icônicas, como "Lixo é luxo" ou "Só quem já morreu na fogueira sabe o que é ser carvão"

Ela dizia que se via em todas as cartas do Tarot e, não é a toa, que seu destino parece ter sido escrito nas cartas: libertação, criação e um pouco de caos.

#tarot #ritalee #ᴀᴜᴛᴏᴄᴏɴʜᴇᴄɪᴍᴇɴᴛᴏ
Follow Me

shop now

shop now

Categorias

  • condado
  • Filmes séries e outras coisas
  • todos os livros
  • viagens
  • mãe de gatos
  • kristin hannan
  • Mitologia Grega
  • Escritoras Coreanas
  • jane austen
  • Elena Ferrante
  • Irmãs Brontë
  • Escritoras Negras
  • Virginia Woolf
  • escritoras indianas
  • Escritoras Árabes
  • Outlander
  • escritoras turcas
  • tarot
  • Bruxaria e Magia Natural
  • TJ Klune
  • Virginie Grimaldi

Lendo

Juliana's bookshelf: currently-reading

O Impulso
O Impulso
by Ashley Audrain

goodreads.com

Ultimos Lidos

Lidos

Depois do sim
Depois do sim
by Taylor Jenkins Reid
Os dois morrem no final
Os dois morrem no final
by Adam Silvera
A Vida Invisível de Addie Larue
A Vida Invisível de Addie Larue
by V.E. Schwab
A Filha Perdida
A Filha Perdida
by Elena Ferrante

goodreads.com

Subscribe

Menu

  • Home
  • Sobre o blog
  • todos os livros
  • tarot
  • Bruxaria e Magia Natural
  • viagens

@condadovelas

condadovelas

✨ Velas Literárias para ávidos leitores ✨
🌱 Feitas com cera de soja
🕯️ Compre pelo site

✨ Velas artesanais criadas para evocar o univers ✨ Velas artesanais criadas para evocar o universo dos livros, criando uma atmosfera de leitura pro seu cantinho se transformar em um espaço mágico, além de ser um presente perfeito para aquela pessoa que ama livros tanto quanto você. ✨

#velas #velasperfumadas #velasaromaticas
Hoje é o dia de honrar uma das mais belas invenç Hoje é o dia de honrar uma das mais belas invenções da humanidade, aquele que é mais que papel e tinta; é um guardião de histórias, um farol de conhecimento e um abrigo para a alma. Entre suas páginas, vivem heróis, sonhadores, mundos distantes e lições eternas. 

Cada livro é uma porta aberta. Às vezes, nos leva a aventuras épicas; outras, nos convida a refletir sobre a vida. Ele pode ser um consolo nos dias difíceis, uma inspiração nos momentos de dúvida ou simplesmente um amigo silencioso que nos acompanha com sabedoria. 

Ler é viajar sem sair do lugar, é conversar com mentes brilhantes de outros tempos, é descobrir que, no fundo, todos somos feitos das mesmas emoções. Não importa se é um clássico, um romance, um poema ou uma história infantil – cada livro carrega dentro de si o poder de transformar. 

📚💛 Feliz Dia do Livro!

#velasperfumadas #velas #diadolivro
ESTAMOS DE VOLTA!!! A gente estava precisando de ESTAMOS DE VOLTA!!! 
A gente estava precisando de uma pausa pra recarregar as energias, mas hj Condado voltou de férias aeee e em breve com novidades ✨

#velasperfumadas #velasaromaticas #velas

Viagens

Cartagena e Barú

Colômbia: Capurganá, Sapzurro e La Miel (Panamá)

Colômbia: De Manizales a Guatapé

Design by SkyandStars.co
Back Top

Copyright © 2025. Tea at Pemberley