Palestina, 1947. Beit Daras é uma vila tranquila rodeada por oliveiras e lar da família Baraka. Quando forças israelenses surgem nos arredores, ninguém suspeita do terror que está prestes a acontecer. Logo a vila está em chamas. Entre fumaça e cinzas, famílias precisam abrir caminho até os campos de refugiados em Gaza, em uma viagem que testará seus limites. Após chegarem, nada mais é o mesmo. Em uma narrativa que vai do mágico ao terrivelmente real, percorrendo pontos no Oriente Médio e na América em diversas gerações de uma mesma família, O azul entre o céu e a água conta a história de mulheres imperfeitas, porém profundamente corajosas, de corações partidos, de resistência, de renovação.
Susan Abulhawa é uma escritora, jornalista e ativista palestina. Eu nunca tinha lido nenhum livro que retratasse a Palestina de Gaza e os conflitos com Israel, nesta história a guerra é mostrada através de 4 gerações de uma mesma família – como impactou e o que mudou para sempre nas vidas da família Baraka.
O livro nos mostra muito a cultura palestina, a importância do legado pra eles, a coragem e a determinação de continuar vivendo mesmo estando completamente isolados do resto do mundo dentro dos muros de Gaza. É um livro que nos mostra acima de tudo a resiliência e a fé inabalável do povo palestino. Gostei muito. 5/5 xícaras:
Deixe um comentário