Dia Nacional do Livro
“Sem a literatura, não sei o que eu faria. Não faria nada. Seria um bestalhão.” MILTON HATOUM
Amados e amadas, hoje é o Dia Nacional do Livro. E porque a data 29/10? Porque foi neste dia, em 1810, que a Biblioteca Nacional foi fundada.
O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi “MARÍLIA DE DIRCEU”, de Tomás Antônio Gonzaga. Fonte: Instituto Pró Livro
Ler pra mim já é um hábito tão frequente e tão necessário na minha vida que hoje em dia não me vejo mais sem um livro… Sempre estou lendo alguma coisa, sempre estou comprando algum livro ou procurando aqueles dos gêneros que mais gosto de ler.
Ler um livro pra mim é a mesma coisa que entrar em outros mundos, outras épocas, outras culturas e claro, outras histórias também. Com livros eu aprendo, conheço, expando a minha mente, sinto cheiros, amo, odeio, choro, dou risada, viajo… Posso dizer que os filmes me surpreendem, mas os livros me surpreendem muito mais!
Quer me dar um presente legal?
Me dê livros de presente… Histórias medievais são as minhas preferidas, mas gosto de suspense, terror, mitologia e claro, de um bom romance também. Pra comemorar o Dia Nacional do Livro, encontrei um link que contém vários projetos de incentivo a leitura e pra quem gosta ou pretende se ingressar no fantástico mundo da leitura, super vale a pena dar uma conferida. Ah, e claro: Meu Skoob.
E pra terminar, vou deixar algumas indicações minhas, dos meus livros preferidos e gostaria também que vocês deixassem as suas indicações literárias preferidas nos comentários, assim dá pra gente fazer um mini Clube do Livro eh-eh:
As Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley: São 4 volumes e conta toda a história de Rei Artur na visão da sacerdotisa Morgana – irmã dele, nunca encontrei uma pessoa que tivesse lido e não tenha gostado das Brumas de Avalon. É uma das minhas histórias preferidas.
As Crônicas de Artur – Bernard Cornwell: Acho que já deu pra perceber que eu leio tudo que seja relacionado a Rei Artur e sobre ele já li bastante coisa mesmo, mas tanto As Brumas de Avalon como essa trilogia, são as histórias mais lindas e mais bem contadas que já li. Ri e chorei por várias vezes com esses livros, inclusive vale lembrar que o autor se baseou em muitos fatos históricos, o que na minha opinião deixa tudo muito mais emocionante.
Incêndio de Tróia – Marion Zimmer Bradley: Trilogia também, sempre gostei da forma que a Marion escreveu seus livros, esse é mitologia pura!
Senhor dos Anéis – JRR Tolkien: Eis aí livros que foram muito bem adaptados pro cinema, foi uma grande produção e nada mais do que merecido porque né, Senhor dos Anéis dispensa maiores comentários.
A Hora do Vampiro – Stephen King: É o melhor livro de terror que já li. Juro que esse foi um livro que eu não lia a noite porque é sério, eu ficava com medo depois. Stephen King é o gênio do terror e um dos meus autores preferidos também.
Saga Twilight – Stephenie Meyer: Aproveitando o gancho dos vampiros é claro que eu não poderia deixar de citar estes. Vocês podem achar piegas, adolescente, #mimimi, mas eu gostei demais e pra completar o clichê, é claro que Edward se tornou o meu vampiro preferido na história. Twilight é um bom exemplo de que os livros são infinitamente melhores que os filmes (porque desses eu acho os filmes uma bosta).
Entrevista Com o Vampiro – Anne Rice: Este é uma outra história em que a adaptação pro cinema ficou muito boa, mas o livro é realmente ótimo e bem mais rico em detalhes. Li Drácula de Bram Stocker também, mas no quesito clássicos, Anne Rice mandou melhor.
A Menina que Roubava Livros – Markus Zusak: Este é aquele tipo de livro em que você devora em um tempo muito curto porque a história é linda. Curiosamente por sinal, é narrado pela morte (isso mesmo, é a Morte que narra tudo) que conta a história de uma menina que viveu na época da Alemanha nazista. E M O C I O N A N T E!!!
Série House of Night – PC e Kristin Cast: Se eu não me engano são nove livros dessa coleção, o último que eu li foi o sexto livro – Tentada e estou aguardando ansiosamente pelo próximo (Queimada) que ainda não chegou aqui no Brasil. História de Vampiros um pouco adolescente, mas eu estou gostando porque é uma leitura bem dinâmica, onde várias histórias acontecem uma atrás da outra.
Stonehenge – Bernard Cornwell: Eu super quis ler esse livro porque né, como conheci pessoalmente esse lugar incrível da Inglaterra é evidente que a curiosidade aparece quando você encontra um livro de um lugar muito antigo em que já esteve. Eu AMO de paixão a forma como Bernard Cornwell escreve seus livros, é como você se transportasse na história logo nas primeiras linhas e claro que assim como em todos os seus livros, tem uma nota histórica no final!
A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón: No começo eu achei que não fosse gostar da história porque os primeiros capítulos são um pouco cansativos, mas logo em seguida a narrativa começa a tomar uma proporção enorme que você quer saber o que irá acontecer em seguida e não consegue mais parar de ler. A trama toda acontece justamente, por causa de um livro. Recomendo.
A Cidade do Sol – Khaled Hosseini: é do mesmo que escreveu O Caçador de Pipas que eu li e gostei também, mas entre os dois livros eu achei esse mais emocionante. Conta a história de Mariam e Laila e mostra nitidamente como as mulheres no Afeganistão são tratadas até hoje. Uma história incrível.
Uma Última Observação: Agora estou lendo As Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell que são 5 livros. História de guerreiros, cheia de batalhas entre os dinamarqueses e ingleses que acontece na Inglaterra por volta de 870 d.C. Sem contar a guerra entre o paganismo e o cristianismo que é bem forte no livro. Estou no primeiro volume ainda, mas já amando toda a história!
Renata diz
Juu…vc conseguiu traduzir em palavras td oq eu sinto pela leitura e pelos livros! Não consigo me le lembrar de um dia da minha vida que eu tenha passado sem ler..já passou de hábito..é vício..e que vício ótimo! Tenho ums gosto bem parecido com o seu..tb amo literatura “historica”, essas que misturam fato com ficção..Já que vc citou as Brumas de Avalon..terminei de ler o ultimo livro faz um mês e com certeza foi uma das historias que mais me despertou sentimentos..mtos! Nunca senti tanta raiva por um persogem literário como senti pela Gwenefar! rsrs Ah..apoio a ideia de mini clube do livro! Ae..olha o tamanho do comentario..olha o tanto que me empolgo falando de leitura! srsr
Bjs
Bella diz
Amo, amo, amo, amo ler. Não é à toa que fiz direito. Sempre gostei de ler. Ganhava prêmios na biblioteca da escola quando pequena, porque lia quase um livro por semana (me achando!rs). Ler é uma paixão pra mim. Tanto que, mesmo que não goste, eu nunca deixo um livro pela metade. É mais forte que eu…não consigo..hehehe. Melhores livros, nem vou citar os de histórias medievais que você já sabe que eu adoro (As Brumas… é tudo!!hehehe). Eu adorei A Mulher do Viajante no tempo, Audrey Niffenegger (romance liiiiindo); O Ladrão de Raios, Rick Riordan (meio adolescente, mas eu adoro mitologia), Ensaio sobre a Cegueira, José Saramago (tem gente que odeia o jeito dele de escrever, sem pontos e parágrafos e tals, mas eu adorei essa história), A menina que roubava livros eu amo também, Onde terminam os arco-íris de Cecília Ahern, que também escreveu PS: eu te amo (história linda contada através de uma forma bem diferente: a correspondência entre eles – bilhetes, cartas, e-mails. Muito criativo). PS: eu te amo eu vi o filme e ainda quero ler o livro. Tem também o diário de Anne Frank, que é um dos primeiros livros que eu comprei pra começar a minha coleção; tem O senhor dos Anéis e adjacentes…afff…são tantos que não cabem aqui…hehehe….beijão e um ótimo feriadão!
Lidiany CS diz
Ju! Finalmente consegui comentar!
Adorei essa sua lista de livros!
Gosto de As Brumas de Avalon, As Crônicas de Arthur, O incêndio de Tróia e de A Cidade do Sol.
Não conhecia ninguém que tivesse gostado do Incêndio de Tróia, mas eu sou fã desse livro! Gosto muito mais dessa versão que do filme!
Bernard Cornwell é um caso a parte. Não li ainda as crônicas saxônicas, mas pretendo comprar esses livros ainda. Já li um monte de As aventuras de Sharpe, acho que li uns sete! É ótima!
Vou recomendar um que talvez vc goste!
Uma saga de livros: ‘A song of Ice and Fire’, no Brasil, ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’. O primeiro livro é ‘A Game of Thrones’, no Brasil, A Guerra dos Tronos.
Como vc gosta de BC e de Tolkien vc deve gostar desse também.
Não tem muito a ver com o Senhor dos Anéis, mas é um livro de Fantasia com uma mistura meio medieval/histórica. Vale muito a pena ler. De todos os livros esse agora é meu favorito!
Esse é só o primeiro e deve sair sete livros. Mas até agora só tem 4 publicados.
A HBO vai lançar uma série sobre os livros ano que vem e eu tenho um blog dedicado a saga.
=)
Os livros fazem muito sucesso lá fora e recomendo bastante! Principalmente se vc puder ler em inglês que é bem melhor!
Tenho um blog dedicado a essa saga, se quiser passa lá que tem várias resenhas e notícias sobre os livros.
goo.gl/Z4hn
PH diz
Adorei seu post amiga vc é 10 sou seu > fãn!
Quase não li nada disso aí (só twilight e lord of the rings) mas já anotei aqui e vou ler todos esses livros que você indicou.
Só uma dica: Anne Rice escreveu mais uns trocentos livros de vampiros.
😉
Lidiany CS diz
Ah! Vi seu recado! tenho certeza que vc vai adorar esse livro! É FANTÁSTICO!
Sobre A cidade do Sol, eu tb gostei mais desse que do Caçador de Pipas. Eu chorei muito com esse livro. Não dá pra acreditar que vivemos no mesmo mundo que essas pessoas, é muito triste, mas é importante pra nós que não conhecemos muito a cultura do oriente-médio termos uma visão do sofrimento das mulheres por lá. Amei esse livro!
Lidiany CS diz
Vou flodar o post! o.O
Posso recomendar outro?
‘Os homens que não amavam as mulheres’ da Trilogia Millenium, foi melhor livro que eu li ano passado. E o segundo ‘A menina que brincava com fogo’ é ainda melhor! 😉
Abraço!
Karen diz
Ju, concordo com tudo. Amo ler, me emociono demais! Gosto de muitos dos que vc citou tbm. Inclusive estou lendo As Brumas de Avalon, que foi uma indicação sua e estou gostando muito! E viva os livros!!
luluonthesky diz
Da sua listinha li A Menina que Roubava Livros que me emocionei demais e tb A Cidade do Sol que tb gostei. Ler é uma viagem para outro universo. Viva os livros! Viva Skoob!
Big Beijos
Denise diz
Nossa, eu sempre amei ler. Desde criança fui incentivada, meu pai era amante da leitura também. Gosto de vários estilos, livros de história, romances, biografias, relatos de viagens. E pra mim nada substitui a leitura. Podem fazer o melhor filme do mundo da história X. Mas o livro sempre vai ser melhor. Prontofalei 😀
radios comunicadores diz
Ótimas dicas, vou conferir também!