04 nov, 2019

Livro: A Pequena Livraria dos Sonhos

A PEQUENA LIVRARIA DOS SONHOS FAZ PARTE DE UMA NOVA COLEÇÃO DE ROMANCES DA EDITORA ARQUEIRO, “ROMANCES DE HOJE”.

Um romance sobre importância da leitura e da literatura para diversos tipos de pessoa.

“Nina é uma leitora voraz que sonha em ter a própria lojinha de livros. Só que a vida real é um pouco mais complicada que as histórias que ela ama ler, o que ela descobre quando se muda para as lindas Terras Altas da Escócia para transformar seus sonhos em realidade… Tentei escrever o tipo de livro que adoro – convidativo, engraçado (ESPERO), com caras gatinhos (LÓGICO), mas também totalmente dedicado a nós, amantes de livros: os leitores.Venha se juntar à nossa turma!” Beijos, Jenny

Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.

Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar.

Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar.

Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.

Este é o primeiro livro que li da coleção Romances de Hoje da Editora Arqueiro. Como eu sou uma pessoa completamente fora de controle com livros, hoje eu acabei de comprar os dois últimos que faltavam pra coleção e agora eu tenho todos eles porque livros nunca são demais e eu sou apaixonada por romances com ou sem água com açúcar. O primeiro que escolhi ler foi esse – total motivada e persuadida pelo título e como podem notar este é um romance, sobretudo, para pessoas que amam livros. Jenny Colgan tem uma narrativa super leve e cativante. Logo no começo do livro há uma nota com dicas da autora dos melhores lugares para se ler um livro: numa rede, num sofá confortável, na praia… Eu particularmente amo ler à noite, na minha cama, antes de dormir, mas adorei quando tive a experiência de ler por horas na praia na minha ultima viagem do ano passado e também gosto de ler na beira da piscina quanto estou no clube. 🙂

Nina é a personagem central da história que após perder o emprego de bibliotecária em Birmingham, decide juntar suas economias e comprar uma van vista em um anúncio cujo dono mora nas Terras Altas da Escócia. Sua ideia é transformar a van em uma livraria móvel e levar os livros paras todas as pessoas porque Nina acredita que pra todo mundo, há o livro perfeito. Eu também acredito muito nisso. Acontece que o problema é que Nina não consegue licença para trabalhar na cidade que mora e acaba decidindo ficar com sua enorme van na Escócia (que chato né?) e aí é aonde tudo começa.

Com uma descrição maravilhosa sobre as Terras Altas da Escócia e as várias referências literárias que a autora nos conta durante a história, é impossível não se envolver com a trama. As coisas no começo são meio tempestuosas para Nina que por muitas vezes pensa em desistir desse seu sonho, mas aos poucos tudo vai se encaixando e dando certo pra ela, a vida de Nina muda completamente e ela acaba conhecendo tantas coisas e pessoas que se dá conta que o mundo vai muito além dos seus amados livros. A Pequena Livraria dos Sonhos é uma história bem levinha, de leitura fluída e rápida e muito, muito amorzinho.

Alguns pontos eu achei bem previsíveis e algumas vezes eu achei Nina bem implicante, mas ao final do livro você fica com o coração quentinho e um sorriso no rosto. Pra quem gosta de romances água com açúcar, gostosinhos de ler, esse livro é sem dúvida um Chick-Lit perfeito! Eu me identifiquei muito como leitora quando a autora fala principalmente sobre o amor por livros e sobre o poder que a literatura tem de transformação na vida das pessoas, além do que, nos ensina uma ótima lição de nunca desistir dos nossos sonhos – por mais loucos que eles possam parecer e Nina nos mostrou isso lindamente. 5/5 xícaras:

Juliana Esgalha

Tags: , ,

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.