Eu gosto muito de produções israelenses e nos streamings da vida há uma porção de filmes, séries e documentários pra assistir. Decidi fazer um post que será sempre atualizado com os filmes e séries que já assisti pra assim servir como dica também pra vocês, vamos lá:
Lembro que comecei com “Nada Ortodoxa” na Netflix. A história é baseada em fatos reais do livro de memórias de Deborah Feldman e conta a história de uma mulher que vive numa comunidade judaica ortodoxa em Nova York e para escapar de um casamento arranjando ela decide fugir pra Berlim. Essa minissérie é bem conhecida da Netflix e bem legal também pra você conhecer os costumes, limitações e a repressão de uma comunidade ortodoxa judaica. Embora seja uma produção alemã (pois é, comecei o post falando de uma série alemã e não turca), o destaque é para a atriz israelense Shira Haas que interpretou a protagonista Esther Shapiro e fez um excelente papel. 5/5:
Shtisel. Essa foi a minha “novelinha” por um tempo que conta o dia a dia de uma família de judeus ultraortodoxos de Geula em Jerusalém. A produção é bem um pouco baixo orçamento, mas a história é bem interessante e todas as temporadas são ótimas. Falando em temporadas infelizmente foram só 3 e pelo que pesquisei na época, ainda não há previsão ou se é que vai ter uma quarta temporada. Ótimos atores que inclusive a Shira Haas também está no elenco. Eu não sei se Shtisel ainda continua no catálogo da Netflix e de todas, foi a que eu mais gostei até o momento. 5/5:
8 em Istambul na Netflix. Essa é bem interessante. Tem uma pegada mais intimista, com pouca ação, mas nem por isso deixa de ser uma ótima minissérie. Aqui acompanhamos a história de Meryem, uma faxineira que tem constantes desmaios (no final explica o porque). Meryem é uma religiosa conservadora que vive em Istambul e decide procurar ajuda de uma terapeuta pra entender os desmaios. O legal dessa série é que há histórias de outros personagens que são tão diferentes entre si, mas que todos estão intrínsecamente conectados com a protagonista. 4/5:
Kaçış: Fuga Terrorista no Star+. É a história sobre fotografo de guerra, um repórter e uma ativista que se unem a um grupo de alemães para atravessar ilegalmente a fronteira da Turquia com objetivo de pesquisarem sobre uma aldeia que fica basicamente no meio do nada. Acontece que essa aldeia é atacada pelo ISIS e todos são capturados e alguns são mortos, menos um deles que consegue escapar. É uma série que conta com bastante ação e mostra bem a realidade brutal desses lugares que são comandados por grupos extremistas. Vai ter segunda temporada (assim espero) porque ainda tem muita história pra contar. 5/5:
Além da Fronteira no Amazon Prime. Assisti ontem esse filme. Conta a história de um estudante palestino que se apaixona por um advogado israelense e que mostra como é viver na sociedade palestina que não aceita gays. Mostra também como a divisão entre Palestina e Israel afeta a vida das pessoas. É um drama bem forte. O legal dessas obras turcas é sempre encontrar atores e atrizes de outras produções, o destaque para Michael Alone que também atuou em Shtisel. 5/5:
FAUDA na Netflix. Esse eu comecei a assistir e parei, mas mesmo assim vou colocar aqui porque ainda quero dar uma segunda chance pra essa série que conta 4 temporadas. A história é de ex-agente israelense que volta à ativa para capturar um combatente palestino que todos achavam que estava morto, a partir daí desencadeia uma caótica sucessão de acontecimentos.
* esse post sempre será atualizado conforme eu for assistindo mais séries/filmes.
Tem alguma dica também? Me diga nos comentários.
Deixe um comentário