“Um encontro entre duas famílias completamente diferentes vai afetar a vida de todos.
Em Shaker Heights tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas. E ninguém se identifica mais com esse espírito organizado do que Elena Richardson.
Mia Warren, uma artista solteira e enigmática, chega nessa bolha idílica com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.
Eleito nos Estados Unidos um dos melhores livros de 2017 por veículos como Entertainment Weekly, The Guardian e The Washington Post, Pequenos Incêndios Por Toda Parte explora o peso dos segredos, a natureza da arte e o perigo de acreditar que simplesmente seguir as regras vai evitar todos os desastres.”
Eu vou começar essa resenha dizendo que foi um dos melhores livros que li nos últimos tempos.
É isso.
É a primeira vez que leio um livro de Celeste Ng. O outro que ela tem publicado se chama “Tudo o que Nunca Contei” e está também na minha lista de leitura. O título literalmente faz jus a história. Shaker Heights é uma cidade rica dos EUA totalmente planejada para ser perfeita e que segue várias regras, aliás, a vida de uma das personagens – Elena Richardson é exatamente assim: ditadas por regras aonde não existe o meio termo: ou é ou não é. É certo ou errado. É bom ou ruim. Não há um meio termo ou uma regra que pode ser ditada diferente na vida de Elena Richardson. Eu diria que ela é uma pessoa sistemática, mas prática apesar de tudo que leva uma vida sempre planejada no passo a passo.
Até chegar Mia Warren – uma mãe solteira com sua filha Pearl que passou a vida inteira se mudando de cidade em cidade e basicamente seguindo seus próprios instintos porque Mia não segue regras, se enjoasse de um lugar, ela e a filha simplesmente colocavam tudo no carro e se mudavam. E com a chegada das duas, Elena Richardson começa a perceber algumas sutis mudanças que não estavam nos seus planos e isso começa a abalar sua vida perfeita e regrada.
“As vezes é preciso queimar tudo pra ter um recomeço.”
Pearl conhece os filhos de Elena Richardson e logo ficam amigos. Estudam na mesma escola e Pearl passa o dia na casa da família Richardson. Bem, é basicamente neste ponto que a história começa e se desenrolar. Eu amei a escrita da autora: é fluída, densa e cativante de uma tal forma que te prende totalmente a história. Sem entrar em detalhes da narrativa para não soltar spoilers, “Pequenos Incêndios Por Toda Parte” é um livro que te faz refletir sobre muitas questões, a principal é o lado social de todo esse contexto que envolve diversos temas como preconceito, aborto, filhos… É tudo muito bem entrelaçado, não fica nenhum fio solto pra trás.
Aos poucos os acontecimentos vão tendo seus próprios incêndios e você percebe que por mais que planeje, seja prático ou siga as regras para ter uma vida perfeita, não é exatamente assim que o mundo funciona.
Toda essa atmosfera criada pela autora é contada de uma maneira muito sutil, mas ao mesmo tempo reflexiva e por todo o momento é muito intrigante, eu ficava curiosa pra saber o que aconteceria depois de cada situação e sentia que tudo foi virando um grande incêndio quando foram se juntando aos pequenos. Que livro incrível. “Pequenos Incêndios por Toda Parte” faz parte do Clube do Livro da Reese Witherspoon também, eu recomendo muito essa leitura que certamente entrou pra minha lista de favoritos. Celeste NG, conte comigo pra tudo. 5/5 xícaras:
Deixe um comentário