26 nov, 2018

A Chegada de Netuno e Sobre Gatinhos Especiais

Esse é o Netuno. Nosso novo membro da família! ❤️
Sim, adotamos mais um gatinho e agora são 5.
Netuno não tem mais que 2 aninhos de idade e já passou por maus bocados, vou dar um resumo da história sofrida dele: foi atropelado porque vivia solto, teve uma fratura séria na mandíbula (notem esse charme na boquinha), passou por cirurgias e por conta do atropelamento ainda perdeu a visão. Sim, o Netuno é cego!

Depois de tudo isso, ele ainda foi parar nas mãos de uma acumuladora e foi resgatado pelas minhas amigas Alessandra e Stefany. Aí ele ficou por um tempo na casa delas e agora veio pra nossa porque o amor foi tanto que decidimos abrir espaço pra mais um aqui em casa, nós já tínhamos batido o martelo pra adoção dele antes mesmo de viajar, mas como íamos ficar um período fora, preferimos pegar ele após a viagem, assim dava pra monitorar a adaptação mais de perto e ele se acostumar mais rápido com a gente.

Bem, a adaptação… A adaptação com os outros está indo com muita paciência, amor e bufinhos… O Odin já acostumou mais, Lennon está cedendo, só a Amélie e o Morpheus que estão mais relutantes em aceitá-lo. O Lennon deu uma patada nele ontem, mas foi só isso, eles não brigam de se pegarem, só apenas soltam os bufinhos e Netuno fica na dele. Nós já sabíamos que íamos passar por isso, mas tenho certeza que tudo vai dar certo.

Como é ter um gatinho cego? Quais os cuidados tomar?
Netuno é um gatinho muito doce e bonzinho. Ele gosta mais do convívio humano do que com outros gatos. Ele é apegado comigo, mas foi com o Rick que ele se apegou muito mais. Minhas amigas já fizeram uma série de exames nele e realmente ele não enxerga absolutamente nada, mas isso para ele não é problema, gatos por natureza tem os sentidos muito mais aguçados que nós humanos, então pra gato tudo fica mais facilmente adaptável. Quando ele chegou em casa nós fizemos algumas coisas que pode servir como dicas pra quem adota um gatinho especial ou pra quem quer adotar mais um gato:

– Assim que ele chegou, nós abrimos o transporte perto das caixas de areia, ele saiu do transporte e delicadamente colocamos ele em uma das caixas, esse lugar serviu para ele como um ponto zero, porque a partir dali ele já podia caminhar pros outros pontos da casa e sendo assim saberá sempre aonde está o banheirinho. E deu certo. Ele usa normalmente a caixa de areia, é um menino muito limpinho.

– A comida ele vai pelo cheiro mesmo. 5 gatos = 5 potinhos de comida. Todos os potes ficam na minha cozinha, mas agora eu dividi: 3 potes de um lado e 2 do outro. Isso também não foi problema pra ele e nem pros outros aqui.

– A água é um ponto muito importante: água não tem cheiro, então ele precisa de uma fonte pra que ele escute o barulhinho da água e siga pela audição. Em casa, na duvida, eu tenho os dois: uma fonte de água e um potinho comum. Meus gatos são mimados mesmo.

– Agora no começo ele está dormindo comigo e o Rick e ele já sabe subir na cama, sofá, na cadeira que fica na varanda. Como eu disse, o Netuno é um gato muito bonzinho, um doce e muito inteligente. Ele dorme a noite toda e acostumou a dormir em cima de baú que tenho no meu quarto, então coloco uma mantinha macia pra ele “amassar pãozinho” e ele fica numa boa, mas no meio da noite ele gosta muito de se aninhar na gente também.

– Bolinhas com coisas dentro são suas preferidas pra brincar, porque é pelo barulho que ele consegue se entreter.

– Essa dica valiosa foi de uma amiga (obrigada, Ju Carol!): borrifar essência de baunilha neles e na casa, ajuda na adaptação de uns com os outros, a baunilha funciona como um neutralizador de cheiros e gatos por serem territorialistas rola as vezes uma certa “rivalidade” entre eles por conta do cheiro que nós não sentimos, mas eles sim. Eu fiz isso e realmente está dando certo, além do que, estão todos cheirando bolo recém saído do forno. ❤️

Netuno é mais um exemplo de que gatos não podem viver soltos, gato solto na rua está exposto a todo tipo de perigo e principalmente da maldade humana. Gato feliz e protegido, é dentro de casa!

Bem vindo, meu planetinha!

Juliana Esgalha

Tags:

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

  • Avatar
    Fred
    novembro 26, 2018

    Isso que eu queria, simples e objetivo. Depois que ir aí fazer cafuné nele. Bjs!