14 fev, 2018

Livro: O Clube de Leitura de Jane Austen

Cinco mulheres e um homem se reúnem para debater as obras de Jane Austen na Califórnia do início dos anos 2000 e acabam descobrindo, entre casamentos frustrados, arranjos sociais e afetivos, que suas vivências não são assim tão diferentes das experimentadas por Emma ou outras personagens da escritora britânica que tão bem descreveu a sociedade de sua época, dois séculos atrás. No livro, que figurou na lista do mais vendidos do The New York Times e deu origem ao filme homônimo estrelado por Kathy Baker e Emily Blunt, a premiada escritora norte-americana Karen Joy Fowler disseca as relações contemporâneas com acuidade, humor e ironia dignos da autora de Orgulho e preconceito e outras obras que continuam fascinando leitores de todas as idades. Uma homenagem a uma das maiores escritoras da língua inglesa e uma deliciosa comédia de costumes dos nossos tempos. Ponto forte: No ano do bicentenário de sua morte, Jane Austen (1775-1817) continua atraindo leitores de várias idades, especialmente jovens. O livro é uma excelente porta de entrada para a obra de Jane Austen e agrada em cheio também aos já fãs da autora.

Antes de começar a resenha deste livro eu preciso confessar: eu nunca li nada de Jane Austen. Mas foi justamente por esse motivo que antes de começar a ler qualquer livro dela, eu escolhi a obra de uma outra autora que fala sobre os livros de Jane Austen. Em tempo: agora o meu escolhido da vez é Orgulho e Preconceito, é o que estou lendo no momento.

“Cada um de nós tem uma Austen particular.”

No livro é interessante observar como as obras de Jane Austen ainda refletem tão atualmente o mundo de hoje e mostra a beleza e as dores dos relacionamentos humanos, há vários trechos dos livros dela na história e a grande sacada da autora, foi mesclar de uma maneira muito interessante, as obras de Jane Austen com as vidas dos personagens do clube de leitura. Eu achei isso sensacional porque, faz com que analisemos a nossa própria vida também à luz dos fatos de Austen e a gente sempre se identifica um pouquinho com cada personagem.

Cada obra de Jane Austen é focada em um dos personagens do clube, então isso significa que você conhece o passado, as escolhas, fraquezas, anseios, desejos e os problemas de cada um de uma maneira muito sutil, mesmo muito embora alguns tendo vidas tão complexas. É fato que se eu já tivesse lido as obras de Jane Austen, certamente teria aproveitado muito mais o livro, mas esta é uma história também para quem nunca leu seus livros e que com certeza, irá se animar pra ler ao menos uma história dessa escritora que ainda desperta tanto interesse nas pessoas.

O Clube da Leitura de Jane Austen é uma leitura leve e cadenciada (eu estava precisando de uma leitura mais leve depois de tantos livros sobre guerra, afinal de contas), nada absurdamente extraordinário, mas muito gostoso de se ler. Com certeza agora também vou querer assistir o filme. Vai ganhar 5/5 xícaras de café:

Juliana Esgalha

Tags: ,

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário