02 ago, 2018

Livro: Objetos Cortantes

Este é o segundo livro que li da Gillian Flynn. O primeiro foi Garota Exemplar (não cheguei a fazer resenha, era a época de hiato no blog) e foi um livro que gostei bastante. Vamos a sinopse de Objetos Cortantes:

“Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecível. Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.

Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.”

Eu comecei a ler esse livro por indicação de duas amigas e porque também, a HBO fez a adaptação em seriado e eu quis assistir. É um livro tenso e uma narrativa ótima de ler, duas características de Gillian Flynn que considero muito boas. Camile é a principal personagem e você entende todos seus traumas e doenças mentais a partir do momento que conhece a sua família, Camile é uma figura interessante no livro: introspectiva, que luta a todo momento com seus próprios demônios, uma personagem muito bem construída, assim como todas as personagens femininas do livro, pois todas elas tem histórias complexamente profundas e todas elas de certa forma acabaram sendo protagonistas.

O desenrolar da história é em cima dos assassinatos das duas meninas de Wind Gap e antes mesmo da metade do livro, você já consegue meio que sacar que é o assassino, PORÉM, há um pequeno plot twist no final do livro o que deixou todo o contexto bem interessante. É um suspense policial bem psicológico, recomendo a leitura. Eu vou dar 5/5 xícaras por eu ter sacado o assassino, mas não ter nunca imaginado aquele plot twist no final. Acho que sou daquelas leitoras que é “a mais impressionável do rolê” porque eu fiquei mesmo chocada ahahaha.

O seriado na HBO está bem interessante também, embora eu tenha achado o 3 e 4 episódios um pouquinho chatinhos, mas de um modo geral está BEM fiel ao livro. Segue aqui o trailer:

“Como você se mantém segura quando seu dia inteiro é largo e vazio como o céu?”
— Objetos Cortantes

Juliana Esgalha

Tags:

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários

  • Avatar
    Elisa
    agosto 03, 2018

    Eu baixei vários livros da Gillian Flynn, mas ainda não consegui ler nenhum, Jesus, me ajuda! hahahaha.

  • Avatar
    Caroline
    agosto 02, 2018

    Ju,

    Concordo com cada palavra da sua sinopse. O final eu já saquei desde o começo, vc acredita? Pra mim não foi um plost twist hahahaha
    Os episódios 3 e 4 da série eu achei bem fraquinho tb mas por enquanto está fiel ao livro, né?
    Beijocas