14 ago, 2019

Livro: Sob o Céu Escarlate

“A épica história de um herói esquecido durante um dos períodos mais sombrios da humanidade. Romance baseado em uma história real, um fiel retrato da Segunda Guerra Mundial no território italiano, com personagens cativantes e uma envolvente história de amor.

Pino Lella não quer se meter na guerra contra os nazistas. Ele é o típico adolescente italiano da década de 1940: adora a
música, a boa comida e, é claro, as garotas. No entanto, seus dias de inocência estão contados. Quando a cidade de sua família, Milão, é destruída durante um bombardeio orquestrado pelos aliados, Pino passa a ajudar a fuga de judeus por meio de uma rede secreta de passagens subterrâneas, sob os Alpes. Nesse meio tempo, o garoto acaba se apaixonando por Anna, uma bela viúva seis anos mais velha que ele.

A guerra, no entanto, é implacável. Na tentativa de proteger o filho, os pais de Pino o forçam a se alistar nas Forças de Guerra Alemãs, acreditando que, dessa forma, ele estaria livre do front. Seus caminhos o levarão à oportunidade de agir como espião dentro do Alto Comando Alemão, e Pino deverá enfrentar os horrores da maior guerra já vista na história da humanidade.”

História real. A Segunda Guerra que se passou na Itália, algo não muito contado, mas que foi um país de extrema importância para a Alemanha, pois se teve o fascista Mussolini como maior apoiador de Hitler. Aqui temos a história de Pino Lella, cuja primeira parte se passa na Casa Alpina, aonde durante as férias Pino ajudou a salvar judeus. A segunda parte é o retorno de Pino à Milão a pedido de seu pai como ideia de protege-lo do alistamento a guerra e, é aí que sua vida irá mudar completamente.

Dentre tantos acontecimentos, Pino passa a ser motorista de um nazista da alta patente de Hitler e por isso Pino acaba trabalhando para a resistência como espião. No meio dessa história toda há uma personagem que gostei muito: Anna – uma mulher por quem Pino fica completamente apaixonado e juntos passam a ter um romance que é abruptamente interrompido mais ao final.

Pino com todos esses acontecimentos teve muitas vitórias, mas também teve muitas perdas em seu caminho. É uma boa história, porém, a narrativa pra mim se deu um pouco cansativa, arrastada demais apesar de ser muito boa, um paradoxo né? =/ Mas não me prendeu como eu esperava, tanto que achei o posfácio do livro muito mais interessante que a própria história.

3/5 xícaras:

UPDATE:

E ontem eu tive uma enorme surpresa quando abri o Instagram: Quando o personagem real da história do livro que vc acabou de ler, curte sua foto e começa a te seguir no Instagram. O verdadeiro Pino Lella do livro curtiu a minha foto, que postei semanas atrás do livro e começou a me seguir no instagram. =O

P.S. Fiz questão de procurar ver se não era fake, mas não há outro perfil e esse, além de ter sido escrito em primeira pessoa e ter comentários que indica ser de pessoas próximas à ele, tem fotos muito pessoais pra não ser o real. É como sempre digo: o mundo dos livros é fantástico!

Juliana Esgalha

Tags:

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.