Este é o segundo livro que li da Gillian Flynn. O primeiro foi Garota Exemplar (não cheguei a fazer resenha, era a época de hiato no blog) e foi um livro que gostei bastante. Vamos a sinopse de Objetos Cortantes:
“Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecível. Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.
Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.”
Eu comecei a ler esse livro por indicação de duas amigas e porque também, a HBO fez a adaptação em seriado e eu quis assistir. É um livro tenso e uma narrativa ótima de ler, duas características de Gillian Flynn que considero muito boas. Camile é a principal personagem e você entende todos seus traumas e doenças mentais a partir do momento que conhece a sua família, Camile é uma figura interessante no livro: introspectiva, que luta a todo momento com seus próprios demônios, uma personagem muito bem construída, assim como todas as personagens femininas do livro, pois todas elas tem histórias complexamente profundas e todas elas de certa forma acabaram sendo protagonistas.
O desenrolar da história é em cima dos assassinatos das duas meninas de Wind Gap e antes mesmo da metade do livro, você já consegue meio que sacar que é o assassino, PORÉM, há um pequeno plot twist no final do livro o que deixou todo o contexto bem interessante. É um suspense policial bem psicológico, recomendo a leitura. Eu vou dar 5/5 xícaras por eu ter sacado o assassino, mas não ter nunca imaginado aquele plot twist no final. Acho que sou daquelas leitoras que é “a mais impressionável do rolê” porque eu fiquei mesmo chocada ahahaha.
O seriado na HBO está bem interessante também, embora eu tenha achado o 3 e 4 episódios um pouquinho chatinhos, mas de um modo geral está BEM fiel ao livro. Segue aqui o trailer:
“Como você se mantém segura quando seu dia inteiro é largo e vazio como o céu?”
— Objetos Cortantes
Caroline diz
Ju,
Concordo com cada palavra da sua sinopse. O final eu já saquei desde o começo, vc acredita? Pra mim não foi um plost twist hahahaha
Os episódios 3 e 4 da série eu achei bem fraquinho tb mas por enquanto está fiel ao livro, né?
Beijocas
Elisa diz
Eu baixei vários livros da Gillian Flynn, mas ainda não consegui ler nenhum, Jesus, me ajuda! hahahaha.